Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Jorge Fonseca cai na repescagem e falha luta pelo bronze

Por Sporting CP
11 Out, 2022

​Judoca Leonino termina Mundial do Uzbequistão no sétimo lugar

Jorge Fonseca, judoca do Sporting Clube de Portugal, caiu esta terça-feira no primeiro combate das repescagens que davam acesso à medalha de bronze nos -100 kg do Mundial da modalidade, em Tashkent, no Uzbequistão, terminando no sétimo lugar. O Bicampeão Mundial e actual líder do ranking perdeu assim a hipótese de revalidar os dois títulos conquistados em 2019 e 2021.
 
Isento da primeira ronda, o atleta de 29 anos começou por derrotar na segunda o romeno de origem cubana Asley González (25.º do ranking), ele que tem no currículo uma medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, e foi Campeão Mundial em 2013, sempre em -90 kg. O luso venceu com um waza-ari aos 2'27'' do golden score, após 6'27'' de combate.
 
Já nos oitavos-de-final, Jorge Fonseca venceu, pela terceira vez na carreira, o sérvio Bojan Dosen (54.º), depois de já o ter feito no Open de Praga (Março de 2022) e no Grand Prix de Budapeste (Julho de 2019). Após o adversário ter recebido um castigo (shido), o português confirmou o triunfo através de um ippon ao fim de apenas 1'54'' de combate na Humo Arena.
 
Depois, nos quartos-de-final, o Leão acabaria por sair derrotado às mãos do azeri Zelym Kotsoiev (11.º), que se colocou em vantagem com um waza-ari e chegou ao triunfo através de um ippon a 22'' do fim.
 
Por fim, nas repescagens, o português precisava de combater mais duas vezes para chegar ao bronze e até começou melhor, ao ganhar vantagem sobre o georgiano Ilia Sulamanidze (6.º) com recurso a um waza-ari com 2'18'' decorridos. No entanto, um ippon por parte do adversário, de 21 anos, acabou por afastar Jorge Fonseca em definitivo da luta pelas medalhas.