Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Ramon de Melo

O novo ciclo do karaté Leonino

Por Sporting CP
28 Jun, 2019

Projecto pretende abrir a modalidade a todas as idades

O karaté do Sporting Clube de Portugal vai começar um novo ciclo já a partir do próximo mês de Setembro.

O objectivo é a criação de uma estratégia onde se junta a formação à alta competição oferecendo, desta forma, uma formação completa a todos os que desejarem praticar a modalidade. Para juntar à equipa de competição de karaté, Hugo Pedro, o treinador escolhido para liderar o projecto, desvendou que há duas esperanças Olímpicas para os Jogos de 2024 que se vão juntar ao projecto.

O técnico verde e branco explicou ao Jornal Sporting como irá funcionar o novo modelo: “Este projecto pretende-se que seja global e inclusivo, no qual pretendemos abranger diversos públicos: os mais jovens, onde crianças a partir dos três anos poderão aprender os princípios básicos do karaté, evoluindo depois para escalões de formação mais vocacionados para competição, passando posteriormente para competição de alto rendimento, com o objectivo claro de ter o Sporting CP representado nas selecções nacionais, atingindo resultados não só a nível nacional como também mundial. Pretende-se que essa oferta continue ao longo da vida, permitindo que os públicos mais seniores, que não façam competição, possam também estar envolvidos e fazer karaté diariamente.”

O treinador verde e branco, que estará encarregue principalmente das formações de absolutos, referiu que a meta é “permitir que o karaté do Sporting CP possa alcançar o patamar mais alto possível a nível nacional e, internacionalmente, tão grande ou maior que os outros clubes.”

Já Renata Rodrigues junta-se a Hugo Pedro e vai estar encarregue principalmente dos escalões de formação. “Queremos que o karaté seja uma forma de vida e que depois consigamos chegar ao patamar mais exigente – a competição – que é só para os que querem e têm essa vontade de chegar aos palcos mais altos do karaté mundial”, começou por explicar.

Porém, o facto de ter formação tem desafios acrescidos: “O primeiro desafio com crianças é conseguir motivá-los para a competição. Precisam de saber que vão perder e essa é primeira educação a dar – a competição como forma de entretenimento. As competências que a formação oferece são muito importantes para os jovens e para a sua vida futura. Há alguns que vão seguir pela alta competição e outros não, mas damos-lhe sempre a oportunidade para tal. Tentamos mostrar esse caminho e dar a possibilidade de fazer treinos mais específicos e abrir novos horizontes, se assim o desejarem.”

Outro dos pontos fundamentais são as condições proporcionadas pelo Clube de Alvalade para a prática da modalidade. Para ambos os treinadores, o “Sporting CP ofereceu as melhores condições para a prática da modalidade, não apenas em espaço de treino, mas também no local onde treinar”, como frisou Hugo Pedro: “Para qualquer Sportinguista é um orgulho enorme treinar junto ao estádio José Alvalade e isso é um factor importante, não só na perspectiva técnica, mas também na psicológica e emocional dos nossos competidores.”