Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Tiago Matos

Octávio Pudivitr é Leão

Por Sporting CP
18 Jan, 2024

Pugilista é actualmente o 114.º melhor do Mundo

Octávio Pudivitr é o mais recente reforço do boxe do Sporting Clube de Portugal. O lutador, de 36 anos, natural de Moçambique, chega ao emblema Leonino com o objectivo de elevar o nome do Sporting CP.

“Deu-se esta oportunidade devido a alguns contactos e não podia estar mais feliz por estar aqui. Era isto que eu queria há muito, muito, tempo. O Sporting CP é um dos clubes mais eclécticos do Mundo e acho que não há nada melhor do que representar um clube assim, um dos melhores e mais titulados, e eu estou aqui para projectar ainda mais a imagem do Sporting CP”, disse o pugilista aos meios de comunicação Leoninos, nas primeiras declarações como atleta do Sporting CP, não escondendo a emoção de chegar ao Clube do coração: “A paixão pelo Sporting CP surgiu ainda em Moçambique, de onde vim aos 11 anos. Tinha um tio que era adepto ferrenho do Sporting CP. Não tínhamos muitas condições e só havia uma televisão na família, que era em casa dele, e ele dizia-nos sempre que se quiséssemos ver televisão tínhamos de ser do Sporting CP. Foi então aí que acabou por nascer o bichinho, um pouco por obrigação (risos) e, ao longo do tempo, o amor ao Sporting CP foi crescendo”.

“Toda a minha família é Sportinguista e estão todos muito contentes por agora estar aqui. Infelizmente esse meu tio já não está entre nós, mas também estaria orgulhoso. Por isso, estou muito feliz por poder representar o Sporting CP e por concretizar este sonho que não era só meu, que quando era novo queria ser jogador de futebol aqui, mas o sonho de muita gente da minha família”, referiu ainda.

Octávio Pudivitr é um nome recente no boxe, tendo chegado à modalidade apenas em 2019, depois de ter experimentado e conquistado títulos noutras modalidades de combate, mas a evolução foi de excelência: é actualmente o n.º 1 em Portugal, o 114.º melhor do Mundo, o 80.º melhor europeu e o 10.º entre todos os lutadores africanos, sendo conhecido como o ‘pequeno Mike Tyson’ pelas características físicas e pelo estilo idêntico ao do antigo campeão americano.

Em Dezembro de 2023, o agora Leão conquistou o título mundial da UBO (Universal Boxing Organization), ao derrotar o colombiano Juan Boada, e no dia 17 de Fevereiro tem mais um novo desafio pela frente: o cinto da WBA (World Boxing Association) Continental. A prova vai disputar-se no King- dom Arena de Riade, na Arábia Saudita, frente ao ucraniano Daniel Lapin.

Será a primeira vez que um português vai pisar um dos maiores palcos do boxe mundial e Octávio Pudivitr vai fazê-lo logo para disputar o título na principal competição, mas a ambição do pugilista é mesmo ir deixando a sua marca na modalidade e agora já como atleta do Sporting CP.

Por isso mesmo, o pugilista deixou a promessa de “muita entrega e muita dedicação para representar muito bem as cores do Sporting CP e de Portugal”: “Espero conseguir muitas vitórias e muitos títulos este ano”.