Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Olga García junta-se à equipa de Esports do Sporting CP

Por Sporting CP
25 Jan, 2024

​Espanhola é a primeira jogadora da história da modalidade verde e branca

Depois de ter anunciado no início de Janeiro a chegada de Gravesen e IronMike à sua equipa de Esports, naquele que foi mais um passo no sentido de continuar a apostar no mundo digital, o Sporting Clube de Portugal vai passar a contar também com Olga García, espanhola de 31 anos, que será a primeira jogadora de sempre a representar o emblema de Alvalade nos jogos virtuais.

Tal como os colegas, Olga García chega ao Sporting CP através da parceria com a DUX Gaming, organização espanhola de renome neste universo que conta, entre os seus embaixadores e investidores, com atletas profissionais como Thibaut Courtois (futebol) e Marc Gasol (basquetebol), e o conhecido criador de conteúdos DjMaRiiO, seguido por milhões de pessoas.

Olga García vai representar a equipa de Esports verde e branca nas competições nacionais de Futebol Virtual - EA Sports FC 2024 (eLiga Portugal Cup e eLiga Portugal League), sendo que esta será a primeira vez que o Sporting CP estará representado nestas provas na vertente feminina.

Nas primeiras declarações após a oficialização do acordo, a atleta espanhola mostrou-se “muito contente” por passar a vestir de Leão ao peito e revelou conhecer bem a realidade do Clube.

“É uma honra poder representar um clube tão grande e com tanta história como este, quando surgiu a oportunidade dei rapidamente o sim”, começou por dizer Olga García aos meios de comunicação Leoninos, explicando mais a fundo as razões que a fizeram optar pelo Sporting CP.

“Escolhi o Sporting CP por ser um clube familiar, gosto da sinergia que tem com a DUX Gaming e do cuidado demonstrado nos pequenos detalhes. É um clube que cuida de ti e que tem atenção às pessoas, não olha só para a competição”, frisou, já com os objectivos definidos: “Quero fazer o melhor possível enquanto represento o Sporting CP, competir e elevar a fasquia muito alto”.

A estreia de Olga García com a listada verde e branca está marcada já para esta sexta-feira, dia 26 de Janeiro, na Taça eLiga Portugal Feminina, que vai decorrer na Fan Zone da Taça da Liga de futebol, em Leiria. Apesar de esta ser a primeira vez que vai competir a nível profissional na sua carreira, a espanhola mostrou-se confiante e quer começar já a “dar muitas alegrias ao clube”.

“Espero poder desfrutar mas também competir. Levo quatro meses a treinar com a DUX Gaming ao mais alto nível, mas claro que há muita competitividade e outras jogadoras que jogam há muito tempo. Ainda sou uma novata, mas vou tentar fazer o melhor possível e pensar jogo a jogo, como se costuma dizer. Oxalá corra da melhor forma, espero poder conquistar o troféu”.

Olga García conta com um percurso no mínimo particular, pois além do futebol virtual, é também profissional de futebol nos relvados e conta com um palmarés ao nível de poucos. Conquistou três Ligas espanholas e quatro Taças ao serviço de Club Atlético de Madrid e FC Barcelona, onde esteve durante 15 anos, tendo passado também pelo Levante UD. Hoje, a avançada 34 vezes internacional pelo seu país veste as cores do DUX Logroño, equipa que actua na segunda divisão.

“É uma história muito peculiar, mas bonita. Jogo futebol como profissional no DUX Logroño e tenho a sorte de ter competido nos três clubes mais históricos da Liga espanhola, além de ter representado também a selecção A do meu país”, contou, antes de explicar que a passagem para o mundo dos videojogos decorreu de forma bastante natural, pois foi algo de que sempre gostou.

“Através da DUX Gaming, em 2017, em conjunto com a EA SPORTS, tentámos tornar o jogo virtual em algo profissional. Começámos a competir aos poucos até que este ano, juntamente com a Visa, formámos o projecto ‘De Pro a Pro’, que significa de profissional de futebol a profissional de Esports. Após quatro meses a treinar com os meus treinadores Diego e Javi, sinto finalmente que posso competir no meu primeiro torneio. As expectativas são fazer o melhor possível”.

A fechar, a mais recente reforço Leonina sublinhou que o facto de ser a primeira jogadora de Esports a representar o Sporting CP tem um significado “muito especial”. “O mais importante num clube, além da história, é que desfrutes e te sintas parte da família. Sou a primeira jogadora aqui, mas espero que venham muitas mais. É um grande clube, com muita história, e poder formar parte deste projecto para mim é uma honra. Estou muito agradecida e podem contar comigo, espero que isto seja apenas o princípio e que possamos estar juntos muitos mais anos”.