Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Leonor Xarepe é a nova cara da dressage Leonina

Por Sporting CP
31 Out, 2022

Atleta verde e branca promete crescimento e glória na modalidade

A modalidade de dressage do Sporting Clube de Portugal tem uma cara nova. Chama-se Leonor Xarepe, tem 24 anos e, juntamente com o cavalo Onelaine, são a mais recente dupla da modalidade verde e branca.

Em entrevista à Sporting TV, a cavaleira contou como tinha sonhado em chegar a este momento da carreira e como se sente realizada a competir na dressage.

"Já tinha sonhado, claro, mas a partir do momento em que comecei na dressage, percebi que era realmente o que queria fazer e seria o percurso que iria seguir. Assim que comecei as competições, o sonho foi-se tornando cada vez mais realidade, mais alcançável, digamos assim. E cada vez que competia só queria competir cada vez mais e mais", começou por contar a atleta.

De acordo com Leonor Xarepe, Onelaine, um cavalo puro-sangue lusitano, é uma promessa na dressage portuguesa.

"O Onelaine é um parceiro lusitano de quatro anos. Tem uma excelente cabeça e atitude quando montado. Não tem medo de quase nada e isso é muito difícil de encontrar para um cavalo de apenas quatro anos", comentou Leonor Xarepe, que elucidou um pouco do que se trata a dressage: "A dressage tem como objectivo efectuar os exercícios da forma mais perfeita possível, sem qualquer tipo de erros. O cavaleiro tem de estar correcto e o cavalo o mais relaxado possível nos seus andamentos naturais. O Onelaine tem tudo para que isso seja possível".

Sobre as ambições que tem para a carreira, a atleta promete muita ambição: "O objectivo é ir passando de nível, passar por provas internacionais. Quem sabe, também, ir aos Jogos Olímpicos de 2028, tenho esse grande objectivo. O Onelaine, por essa altura, terá à volta de nove, dez anos, por isso já estará mais do que apto".

Leonor Xarepe quis ainda deixar uma mensagem aos cavaleiros mais jovens que estejam a começar ou quem ainda persegue o sonho da dressage: "Nunca desistir! Sei que é um pouco complicado, parece difícil equilibrar tudo, escola, pais, etc. Mas é como costumo dizer, há sempre tempo para tudo e quando se quer bastante alguma coisa é lutar por isso e nunca desistir".

João Monteiro, treinador da atleta, assumiu que não é fácil conjugar os dois mundos sendo a dressage tão exigente, mas explicou que, com afinco e crença, tudo se consegue: "Claro que não é fácil e exige muita disciplina, muita dedicação e muito trabalho. São precisas muitas horas para compensar um trabalho diário completo".

Por fim, a cavaleira de dressage verde e branca mostrou-se grata e entusiasmada por fazer parte da família Sportinguista: "Sendo o Onelaine um projecto de formação tanto para me formar a mim, como ao cavalo, é bastante gratificante ter o apoio do Sporting CP nesta fase, neste caminho e estar aqui para me acompanhar, tanto para me dar visibilidade como para me apoiar para onde quer que eu vá. A todos os Sportinguistas, espero que acompanhem o meu projecto com o Onelaine e que nos vejam a competir no futuro e quem sabe até nos Jogos Olímpicos. E para quem não conhece a modalidade, aconselho a todos a experimentarem porque é algo mesmo que muda as nossas vidas".