Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

“Como diz o Mourinho: a pressão não está no primeiro, mas no segundo lugar”

Por Jornal Sporting
27 Abr, 2017

Umas já são mães, outras ainda têm 15 anos e algumas até estão a tirar medicina, mas todas se uniram numa 'família' que está a um passo do título nacional

Tinha tudo para ser apenas mais um treino na equipa sénior feminina de râguebi do Sporting, não fosse a ‘sessão fotográfica’ a abrir os trabalhos. O momento desportivo exigia que se actualizasse a imagem do plantel nas plataformas de informação da modalidade. Mas já lá vamos, caro leitor. “Alguém quer uma escova para o cabelo?”, pergunta atenciosamente Paula Lourenço, a responsável pelos penteados das jogadoras, a par da colega Maria Teixeira. “Não queres dar aqui um jeitinho?”, ouve-se prontamente. Ao mesmo tempo, José Cruz, o repórter fotográfico do Jornal Sporting não tem mãos a medir – o flash da máquina fotográfica até ficou quente. “Eu também preciso de um jeito nesta ‘juba’”, volta a ouvir-se junto do balneário de um dos pavilhões do Estádio Universitário, onde todas as semanas afiam as garras.

Surge a dúvida: “Existe o mesmo cuidado estético em dias de jogo?”. A resposta não tardou: “Quando entramos em campo estamos sempre de trancinhas, assim não nos chateamos”, explica com um sorriso Margarida Arriaga e Cunha, ‘Guigui’ para os amigos, a caminho do relvado. Os pinos estão dispostos. Segue-se o aquecimento. A intensidade aumenta e o suor começa a correr pelo rosto de 20 das 30 jogadoras que compõem o plantel às ordens de Nuno Mourão, treinador de râguebi há mais de 30 anos. A cumprir o primeiro ano ao serviço do Sporting, o técnico de 46 anos não deixa nenhum pormenor ao acaso. Não é caso para menos: a formação verde e branca está a realizar uma época como ‘mandam os manuais’ e, apesar de um percalço logo no arranque da competição, encontra-se a um torneio de se sagrar campeã do Circuito Nacional de Sevens. Pelo meio, está lançada na fase final da Taça de Portugal.

Leia a reportagem na íntegra na edição impressa do Jornal Sporting, já nas bancas