Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Bom início no dérbi foi insuficiente

Por Sporting CP
21 Nov, 2021

Leoas sofrem reviravolta na Luz (3-2)

A equipa principal feminina de voleibol do Sporting Clube de Portugal visitou, este domingo, o SL Benfica e caiu por 3-2 na 11.ª - e antepenúltima - jornada da primeira fase do Campeonato Nacional. Depois de uma entrada autoritária das Leoas (0-2), a réplica encarnada obrigou a recorrer à negra (2-2), onde o triunfo acabou por sorrir à equipa da casa.

Com Vanessa Paquete, Thaís Bruzza, Juliana Carrijo, Jady Gerotto, Aline Timm, Evgeniia Bochkareva e Daniela Loureiro de início no lado Leonino, o set inaugural começou muito equilibrado (5-5). Depois, com Paquete em destaque nas pontas, a turma de Alvalade começou a assumir as primeiras vantagens (8-9), chegando ao 13-15 para forçar um desconto de tempo adversário.

Sempre na frente do marcador, as Leoas cederam já perto do fim (24-24) e o set alongou-se sob forte disputa, tanto que só se resolveria para lá do 30-30. Após vários volte-faces e muita incerteza, Paquete desequilibrou o marcador para o Sporting CP e a seguir um bloco bem-sucedido fechou um set entusiasmante com sorrisos Leoninos (30-32).

Embaladas pela excelente vitória no primeiro parcial, a formação verde e branca arrancou na frente por 3-7 – uma vantagem que não voltariam a largar. Sólidas defensivamente e muito eficazes no ataque, as Leoas impuseram-se durante o decorrer do segundo set, somando pontos sem resposta até aos 11-21, que reflectiam a clara superioridade verde e branca.

De seguida, o SL Benfica ainda esboçou uma reacção (16-22), mas aproveitando a vantagem confortável a turma de Alvalade encerrou, pouco depois, o segundo set também a seu favor, desta vez por 17-25, confirmado por Aline Timm.

Contudo, tudo mudaria daqui em diante. A formação encarnada entrou forte no terceiro set (10-5), enquanto as Leoas reagiam à procura de fechar a partida rapidamente (13-13). O Sporting CP voltaria a tomar a dianteira do parcial (14-15) e até conseguiu uma vantagem de dois pontos à entrada da fase decisiva (17-19), porém as águias completaram a reviravolta e venceram o set por 25-21, mantendo-se vivas no encontro.

O dérbi discutia-se agora ao detalhe. Após igualdades sucessivas no quarto set (14-14), seria o SL Benfica a conseguir 'descolar' pela primeira vez (16-14). Mais eficaz no ataque, o conjunto encarnado acabou por vencer o parcial (25-20) e levar a partida para a negra, onde tudo se decidiria, de novo, a favor das águias (15-7)

Com este resultado no dérbi, as Leoas de Rui Pedro Costa – já qualificadas para a segunda fase – atingem os 25 pontos antes dos últimos dois jogos desta primeira fase. Na próxima jornada, o Sporting CP desloca-se à casa do Clube Kairós.

Sporting CP: Vanessa Paquete (23), Amanda Cavalcanti, Daniana Esteves, Margarida Rocha, Thaís Bruzza (9), Juliana Carrijo (3), Maria Maio, Katherine Regalado (2), Jady Gerotto (12), Aline Timm (14), Evgeniia Bochkareva (12), Carolina Garcez [L] e Daniela Loureiro [C] [L].