Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Excelente arranque foi insuficiente

Por Sporting CP
14 Jan, 2023

Leões mereceram mais frente à AJ Fonte do Bastardo (1-3)

A equipa principal masculina de voleibol do Sporting Clube de Portugal recebeu, este sábado, a AJ Fonte do Bastardo e caiu de forma inglória por 1-3 na quarta jornada da série A da segunda fase da Liga.

Foram mais de duas horas de encontro e os Leões de João Coelho fizeram por merecer outra sorte na partida, que foi muito dividida. Antes de a capacidade no serviço do adversário concretizar a reviravolta (23-25 e 19-25), o Sporting CP começou de forma autoritária (25-21) e ficou muito perto de levar o jogo para a ‘negra’, impedida tardiamente e com muita polémica à mistura (28-30). Assim, neste primeiro jogo de uma jornada dupla neste fim-de-semana deu-se o primeiro desaire verde e branco nesta fase do campeonato.

Curiosamente, os açorianos tinham sido o último adversário do Sporting CP, na última quarta-feira, na ilha Terceira, mas a contar para a primeira mão dos quartos-de-final da CEV Challenge Cup (3-0). Agora, o embate passou para o Pavilhão João Rocha, foi referente ao campeonato e a história do jogo, de início, até prometeu ser bem diferente.

Arrancou francamente melhor a turma de Alvalade, alcançando cedo uma vantagem de cinco pontos (11-6) e demonstrando desde logo uma outra solidez. Principalmente na rede, mas depois também no serviço, Joaquín Gallego foi-se impondo, enquanto os Leões cimentavam a liderança no marcador (16-10).

A seguir, o emblema terceirense até reagiu rapidamente com um parcial de 0-6 - com Edson no serviço (acabou com 27 pontos) -, mas Brian Melgarejo respondeu na mesma moeda e levou o Sporting CP ao 20-16, antes de Tiago Barth fechar de forma segura o triunfo no set inaugural por 25-21.

Os papéis inverter-se-iam, depois, com a AJ Fonte do Bastardo a fazer-se com uma liderança precoce de quatro pontos e, a seguir, alargada para cinco (5-10), que não só se manteve como ainda foi alargada – chegou a estar 12-19 – parecendo cada vez mais inalcançável.

Ainda assim, uma refrescada turma de Alvalade, aos poucos, lançou-se numa verdadeira resposta de Leão que chegou a deixar o set na margem mínima (21-22). Contudo, a réplica não teria a devida recompensa e o 23-25 para os açorianos reestabeleceu a igualdade no Pavilhão João Rocha.

Já o terceiro parcial foi claramente mais repartido e nenhuma das equipas se distanciou da outra por mais do que dois pontos até perto do fim, quando a potência e eficácia nos serviços da AJ Fonte do Bastardo fez o 17-20. Desatado o nó no resultado, levaria a melhor novamente o emblema da ilha Terceira por 19-25, o que deixou os Leões sem margem de erro apesar do excelente arranque no jogo.

A seguir, com o Sporting CP à procura de levar o embate para a ‘negra’, o equilíbrio de forças voltou a ser a nota dominante em todo o set (16-16), que - com as equipas novamente a par e passo no marcador - obrigou a que se jogasse para lá dos 25. Antes disso, porém, uma polémica decisão de arbitragem deu o empate aos açorianos quando a turma de Alvalade vencia numa fase determinante por 23-22.

Depois, apesar da muita incerteza e de os Leões terem tido uma hipótese de fechar o set, o desfecho sorriria mais uma vez – e com muitas queixas Leoninas – à AJ Fonte do Bastardo, que com o 28-30 ficou com a vitória e pôs um ponto final em mais de duas horas de encontro.

Assim, o Sporting CP segue com 13 pontos e mantém-se, à condição, no terceiro lugar da série A da segunda fase. O fim-de-semana de jornada dupla continua já amanhã, domingo (17h00), com os Leões de João Coelho a visitarem o Esmoriz GC na seguinte jornada.

Sporting CP: Josué López (15), Toms Svans (1), José Jardim, Kelton Tavares (1), Thiago Gelinski [C] (1), Gabriel Bertolini (16), Pedro Cardoso (7), Gil Meireles [L], Tiago Barth (5), Brian Melgarejo (2), Joaquín Gallego (12) e João Simões.