Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Leoas estão na final da Taça de Portugal

Por Sporting CP
10 Mar, 2023

Reviravolta ultrapassou Porto Vólei e abriu caminho para a decisão (3-1)

Depois de ter alcançado o terceiro lugar na segunda fase da Liga e consequentemente uma vaga nos play-offs, a equipa principal feminina de voleibol do Sporting Clube de Portugal garantiu, esta sexta-feira à noite, um lugar na final da Taça de Portugal após ter vencido o Porto Vólei 2014 por 3-1 na meia-final.

Agora, as Leoas vão em busca de um troféu que não segue para Alvalade desde 1986 e pela frente terão a AJM/FC Porto numa final marcada para amanhã, sábado, às 21h00, na cidade minhota de Viana do Castelo, que acolhe durante o fim-de-semana a final four feminina e masculina da prova-rainha.

Antes disso, a formação orientada por Rui Pedro Costa teve de se aplicar para levar de vencida um Porto Vólei que, inicialmente, causou muitas dificuldades, mas acabaria por sucumbir por força da reacção verde e branca - Aline Timm e Thaís Bruzza, ambas com 17 pontos, estiveram em destaque.

Desde o início os dois conjuntos começaram a medir forças de forma muito equivalente, e seria essa a toada dos primeiros instantes no Centro Cultural de Viana do Castelo. O Porto Vólei fez-se com o primeiro ascendente (5-8), mas rapidamente Aline Timm se impôs no centro da rede para relançar a discussão (10-9).

No entanto, assim que a formação nortenha ‘cavou’ uma vantagem de quatro pontos no marcador, a partir dos 12-16, tudo se pareceu complicar para a turma de Alvalade, que embora lutasse até ao fim - e contestou um par de decisões na recta final - já não conseguiria recuperar o set (22-25).

As Leoas sentiram dificuldades para defender, mas no segundo set apresentaram-se em crescendo e, sempre com vantagens mínimas (8-7), foram liderando o resultado. Desta feita, seria o Sporting CP a conseguir descolar, pouco depois, aos 15-12, porém as lideranças continuaram a trocar de mãos (20-20), antes de uns instantes finais daquilo que seria uma verdadeira batalha.

A toada de parada e resposta durou para lá dos 25 pontos e foram, agora, as Leoas a imporem-se - com Vanessa Paquete em evidência - no frenesim, vencendo por 26-24 para reestabelecer a igualdade.

Embalada, a equipa verde e branca entrou da melhor maneira num terceiro set determinante e abriu logo com uma vantagem de três pontos (10-7). De forma sólida, não cedeu na frente do marcador praticamente desde o início até ao fim (19-16) e confirmaria a sua superioridade, voltando a levar a melhor (25-22) para virar o resultado e deixar a final da Taça de Portugal a um set de distância. Thaís Bruzza, no ataque, revelava-se um dos trunfos Leoninos já com 14 pontos.

A seguir, Jady Gerotto começou a desequilibrar cedo o quarto set (14-9) e já nada tiraria as Leoas do caminho da final - o melhor que o Porto Vólei conseguiu foi reduzir a diferença para dois pontos por duas vezes. Ora, de forma autoritária, as Leoas de Rui Pedro Costa embalaram e colocariam um ponto final no encontro, após mais de duas horas de acção, com o 25-15.

À procura de voltar a fazer História e vencer a terceira Taça de Portugal do palmarés, o Sporting CP volta, assim, a marcar presença na decisão, o que as Leoas tinham conseguido pela última vez em 2020/2021, tendo caído diante do Leixões SC.

Sporting CP: Fernanda Rodríguez (1), Bárbara Gomes (8), Vanessa Paquete (15), Amanda Cavalcanti, Daniana Esteves, Thaís Bruzza (17), Rafaella Bonifácio, Maria Maio, Greta Martinelli, Ana Figueiras (1), Jady Gerotto (15), Aline Timm (17), Carolina Garcez [L] e Daniela Loureiro [L] [C].