Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Sérgio Martins

Sporting CP fecha época com conquista da Taça Federação

Por Sporting CP
07 maio, 2023

Triunfo dos Leões, por 3-2, frente ao Esmoriz GC

A equipa masculina de voleibol do Sporting Clube de Portugal conquistou, este domingo, a Taça Federação, prova na qual competiram as equipas que não atingiram a final da Liga.

O emblema de Alvalade, que na eliminatória anterior havia batido o Leixões SC e carimbado aí a posição final na Liga - o terceiro lugar -, jogou a final da Taça Federação frente ao Esmoriz GC, com as decisões sobre o vencedor da prova reservadas para o Pavilhão João Rocha, após triunfo da equipa verde e branca, na véspera, frente ao mesmo adversário.

Tira-teimas este domingo frente a um valoroso Esmoriz CG, abnegado e com uma entusiástica claque, numa partida muito igualdada com Rafael Santos a fazer o primeiro ponto do jogo. Muito equilíbrio inicial e um 8-6, com um ponto de José Masso, o que antevia um jogo discutido até à exaustão. Assim foi.

No Esmoriz GC, destacava-se a potência do remate e também o acerto no bloco de Rafael Santos, mas o Sporting CP conseguiu abrir uma vantagem de 11-8, o que levou a um desconto de tempo pedido por Bruno Lima, treinador da equipa de Aveiro, que recuperou no marcador nos pontos seguintes, para os 14-14 e a adiantar-se para 15-17, causado por problemas na recepção motivados por bons serviços de Roberto Reis. Igualdade a 17 depois de um remate para fora de um jogador do Esmoriz CG, que, no ponto a seguir, voltou a cometer um erro de ataque no centro da rede naquilo que representava uma recuperação do Sporting CP no marcador para os 19-17.

Um grande serviço em suspensão de Bruno Dias igualou a 20, mas não tardou muito a aparecer uma falta na rede de um jogador do Esmoriz CG que deu outro break de vantagem aos Leões. Com 23-21, o Sporting CP não conseguiu aproveitar para gerir e pertenceu mesmo ao Esmoriz GC recuperar e conquistar um set point aos 23/24. Um erro de recepção de Brian Melgarejo permitiu à equipa de Bruno Lima fechar o set nos 23-25.

No segundo set, o primeiro ponto pertenceu ao Sporting CP num remate de José Masso, mas, depois de uma vantagem de 5-2, o Esmoriz GC conseguiu uma reviraravolta para os 5-6, interrompida por um remate colocado de Joaquín Gallego para os 6-6. Sete pontos consecutivos do Esmoriz CG deixaram o Sporting CP em apuros a meio do segundo set, com muito mérito da equipa de Aveiro, que conseguiu transformar bolas salvas na defesa baixa em contra-ataque e pontos, situação que tinha levado já nos 6-12 a um desconto de tempo pedido por João Coelho, treinador da equipa Leonina.

Cinco pontos de desvantagem, aos 8-13, indiciavam problemas para a equipa Sportinguista empatar o jogo em sets, com João Coelho a mexer a partir do banco com as entradas do distribuidor Thiago Gelinski e do zona 4 Pedro Cardoso, mas o Esmoriz GC já tinha tomado a dianteira confortável do marcador e de lá não mais foi destronado, para fechar o set nos 18-25.

Sem margem de erro, o Sporting CP sabia que para conquistar a Taça Federação teria de ganhar os sets seguintes, ou seja, desde logo vencer o terceiro, mas foi o Esmoriz CG a entrar melhor e a conquistar logo os dois primeiros pontos a partir de bons serviços de Bruno Dias. Melgarejo reduziu para os Leões, com Pedro Cardoso a aproximar ainda mais a equipa verde e branca no marcador.

O ascendente ia sendo do Esmoriz CG, mas um grande bloco de José Masso igualou as contas a dez pontos, com um ponto de penalização para as duas equipas após um desentendimento entre dois jogadores a colocar as contas numa igualdade.

Reiniciado o jogo, o Sporting CP voltou melhor, com Pedro Cardoso a entrar cada vez mais no encontro e a contribuir para uma vantagem de 17-14, com o Esmoriz CG a recuperar até aos 17-16. Depois de mais uma pausa técnica, o Sporting CP voltou a abrir uma vantagem que andou entre os dois e os três pontos, chegando mesmo aos quatro nos 22-18. A equipa visitante ainda recuperou um pouco no marcador, mas os Leões, com um remate no centro da rede de Joaquín Gallego, fecharam nos 25-22.

No quarto set, o Esmoriz GC entrou melhor e conquistou uma vantagem inicial de 1-3, com Pedro Cardoso a responder de imediato. O jogo andou sempre equilibrado, sem que uma equipa descolasse verdadeiramente no marcador até o Sporting CP conseguir uma vantagem de 14-12 após remate para a rede de Roberto Reis. Mas, logo após uma pausa técnica, o Esmoriz GC empatou a 14 pontos e um serviço que bateu na rede e caprichosamente passou para o lado Leonino, deu vantagem de 18-19 para os forasteiros, mas o Sporting CP respondeu de imediato com dois pontos e o Esmoriz GC a replicar de imediato.

Estava o set neste nó difícil de desatar, até que o Esmoriz GC conseguiu uma vantagem de 20-22, que desencadeou reacção do Sporting CP para empate a 23 pontos. Após pausa técnica, um bloco triplo deu vantagem ao Sporting CP e um set point, com Pedro Cardoso a falhar o serviço. O jogo foi depois para as vantagens, com o Esmoriz GC a ter um match point, o Sporting CP a recuperar e ter um set point, após conclusão de Kelton Tavares e, depois, Melgarejo, com um remate mais em jeito do que em força ,a fazer o 28-26 e o 2-2 em sets.

Na negra, para decidir o vencedor da Taça Federação, o Sporting CP iniciou decidido e averbou logo os dois primeiros pontos, com o Esmoriz GC a responder de imediato, no segundo ponto com um grande bloco. No sexto ponto, através de remate de zona defensiva de José Masso, o Sporting CP ganhou uma mini-vantagem, com o cubano aparecer cada vez mais em jogo, solicitado pelo distribuidor Thiago Gelinski.

A mudança de campo ditava uma vantagem Leonina de 8-6, que se dissipou com dois pontos consecutivos do Esmoriz GC, mas tudo andou igualado até o Esmoriz GC garantir uma mini-vantagem de 13-14 e match point. Tempo pedido pelo Sporting CP, com Gallego a evitar a vitória da equipa de Aveiro em remate no centro da rede, como o faria Melgarejo nos 14-15 e José Masso nos 15-16. Quando Pedro Cardoso deu vantagem de 17-16 à equipa Leonina, o match point virou para o lado do Sporting CP, que ganhou o ponto seguinte, o set, o jogo e a Taça Federação, num jogo em que os Leões viraram uma desvantagem de dois sets a zero e terminaram a época com um triunfo e um troféu.        

Sporting CP: Josué Lopez (1), Tiago Pereira (2), José Masso (29), Toms Svans, José Jardim, Kelton Tavares (11), Thiago Gelinski [C] (1), Gabriel Bertolini, Pedro Cardoso (11), Gil Meireles [L], Brian Melgarejo (12), Joaquin Gallego (13) e João Simões [L].