Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Ozge Kirdar é reforço para as Leoas do voleibol

Por Sporting CP
27 Jun, 2023

Distribuidora turca foi atleta olímpica e campeã europeia de clubes

Ozge Kirdar Kinasts, mais conhecida por Ozzy, é reforço da equipa feminina de voleibol do Sporting Clube de Portugal. A distribuidora internacional pela Turquia tem um currículo impressionante na modalidade, contando com uma Liga dos Campeões de Clubes pelo Sigorta Turk Telekom e uma CEV Challenge Cup pelo Bursa BB, além de uma medalha de bronze pela sua selecção no Campeonato da Europa de 2011 e outra em 2012 no World Grand Prix. Chega, agora, ao Sporting CP com uma grande ambição e com o desejo de mostrar todo o valor que mundialmente sempre lhe foi reconhecido, através de muita criatividade de jogo a servir as atacantes e enorme disciplina de trabalho.

“É um dia muito emocionante para mim. Depois de ter sido mãe, queria que os meus filhos me vissem a jogar, porque dediquei quase toda a minha vida ao voleibol e não queria que eles me vissem só como a mãe deles, porque fui atleta olímpica [Londres 2012]. Eles vão conhecer o meu passado na modalidade e vão poder ver-me. Depois de três anos, volto ao voleibol através do Sporting CP, que é um clube bem conhecido na Turquia”, disse aos meios de comunicação do emblema de Alvalade.

Na apresentação como reforço da equipa verde e branca, ‘Ozzy’ deu-se a conhecer aos Sportinguistas enquanto jogadora. “A meu ver, a distribuidora é o cérebro da equipa. Claro que o treinador dá os treinos e as indicações, mas no jogo acabo por ser o espelho do treinador. Ele dá as orientações, mas no campo eu dou-as às colegas da equipa. Dou a direcção às minhas colegas e dou também confiança às atacantes, à líbero ou as jogadoras defensivas, por isso penso que a distribuidora é uma parte muito importante da equipa.", considerou, prometendo: "Vou dar tudo pelo Sporting CP".

De seguida, a internacional turca estabeleceu os objectivos que traz em mente. “Quando falei com o Rui [Pedro Costa, treinador da equipa feminina de voleibol], disse que agora tenho dois filhos, mas se é para voltar a jogar voleibol, quero ganhar. Não quero voltar a jogar por nada pelo que lutar. O Sporting CP nunca ganhou o Campeonato Nacional, por isso o meu principal objectivo é ganhar o campeonato e fazer parte da História do Sporting CP. Sei também que vamos jogar, pela primeira vez, a CEV Challenge Cup, a competição internacional, e também quero fazer algo nesta prova. Não digo ganhar, mas o principal objectivo é o de ganhar o Campeonato", apontou.

Ozge Kirdar dirigiu-se ainda aos Sportinguistas de forma muito directa: “Sei que o voleibol feminino não é top-5 em Portugal a nível de presença de público, enquanto na Turquia é top-3, mas quero que os Sportinguistas nos venham ver porque vamos ser uma família, juntos. Se não formos uma família não podemos ganhar. Precisamos deles, eles vão precisar de nós e precisamos de ganhar juntos e é mais fácil fazê-lo juntos. Espero que venham ver-nos e apoiar-nos”.

Por fim, como atleta muito experiente, ‘Ozzy’ deixou um conselho às mais jovens que estão a começar a percorrer esse caminho no voleibol. “Tenho 38 anos, não estive a jogar durante algum tempo, mas antes dessa fase, joguei sem parar durante dez anos, entre clubes e selecção, e joguei com muitas atletas mais jovens. Sei que agora é diferente, porque há um lado mais social, com as redes sociais e o foco actualmente pode estar um pouco mais aberto, mas o nosso foco tem de estar sempre no voleibol. O que aconselho às atletas mais jovens é que trabalhem muito, se querem ser jogadoras de voleibol de top. Eu, se tiver de trabalhar duas horas no ginásio, faço-o e dou o meu cem por cento”, indicou.