Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Taça Ibérica feminina perdida na ‘negra’

Por Sporting CP
24 Set, 2023

Desaire frente ao CV Hidramar Gran Canaria por 3-2

A equipa feminina de voleibol do Sporting Clube de Portugal perdeu frente ao CV Hidramar Gran Canaria por 3-2 na final da Taça Ibérica realizada, este domingo, em Viana do Castelo.

No primeiro set, o Sporting CP entrou muito bem, com vantagens largas conseguidas bem cedo. 7-3, 11-4 e 16-12, que foram dilatados até aos 20-12, foram alguns números do ascendente Leonino no set inicial. A nível individual, Liza Kastrup fechou diversos pontos e a distribuição variada de Ozge Kinasts também criou muitas dificuldades nas marcações de bloco da equipa do CV Hidramar Gan Canaria, a equipa campeã espanhola em título.

No entanto, a meio do set, a equipa espanhola passou a encontrar melhor o antídoto para travar o ataque do Sporting CP, com um bloco mais fechado e eficaz e, com isso, as campeãs espanholas aproximaram-se até ‘encostarem’ nos 23-22. O CV Hidramar Granc Canaria teve um set point aos 23-24, o Sporting CP empatou e o jogo foi para as vantagens, em que para ganhar o set, uma das equipas teria de ganhar com diferença de dois pontos. Foi a formação espanhola a consegui-lo quando atingiu os 32 pontos contra os 30 do Sporting CP, numa fase de grande emoção e incerteza no marcador, com pontos discutidos à exaustão e a equipa Leonina a ter, pelo meio, possibilidades de fechar o parcial.

Já no segundo set, a história foi totalmente diferente, com o Sporting CP sempre na frente e a fechar nos 25-19, cujo bloco conseguiu reflectir mais vezes a bola para o campo adversário, na resposta aos ataques da formação espanhola. A entrada de Amanda Cavalcanti ajudou a desequilibrar, bem como os ataques das centrais e das pontas, bem servidas por Ozge Kinasts.

Depois, no terceiro set, novamente mais forte o Sporting CP, que esteve, regra geral, na frente, sempre com a oposto Liza Kastrup e Lauren Matias a usarem a potência para derrubarem o ‘muro’ da equipa espanhola. Nos dois últimos pontos, para um set que fechou nos 25-17, a central Amanda Cavalcanti assumiu as despesas em bons momentos.      

No quarto set, o Sporting CP ‘correu atrás’ no marcador e desde cedo. Quatro e cinco pontos de diferença que à medida que corria o parcial se revelaram impossíveis de recuperar para a formação Leonina e o set fechou nos 25-18, pese o esforço do Sporting CP para tentar recuperar no marcador.

Assim, a decisão do jogo foi para a ‘negra', onde tudo se decidiu. O Sporting CP ainda chegou a estar na frente aos 10-8, com um bom serviço de Moara Santos, mas depois foi assinalada uma falta na formação à equipa Leonina e, com o bolo a funcionar melhor por parte das espanholas, o jogo fechou nos 12-15 e o triunfo foi para a equipa do CV Hidramar Gran Canaria por três sets a dois, conquistando a primeira edição da Taça Ibérica de voleibol feminino, que decorreu em Viana do Castelo e contou com um bom apoio do público Sportinguista na bancada.         

Sporting CP: Luana Gonçalves, Vanessa Paquete, Amanda Cavalcanti (4), Liza Kastrup (23), Célia Gaston, Thaís Bruzza (8), Moara Santos, Ozge Kinasts (3), Thuany Bardin, Lauren Bevan-Matias (20), Jady Gerotto (1), Aline Timm (17), Carolina Garcez [L], Daniela Loureiro [C] [L] (1).