Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Leões estão de volta à final dos play-offs da Liga

Por Sporting CP
09 Abr, 2024

Passagem selada em casa e ao terceiro jogo frente ao Leixões SC (3-1)

A equipa masculina de voleibol do Sporting Clube de Portugal garantiu, esta terça-feira, um lugar na final dos play-offs da Liga ao ter batido o Leixões SC pela terceira partida consecutiva nas ‘meias’ disputadas à melhor de cinco jogos. Desta vez, de novo no Pavilhão João Rocha, os Leões de João Coelho venceram por 3-1 (25-17, 25-23, 20-25, 25-17) e, assim, resolveram a eliminatória o mais rápido possível.

Depois de a última presença na série decisiva ter sido em 2021/2022, o Sporting CP já confirmou o seu regresso como primeiro finalista, ficando a aguardar o adversário, que sairá da meia-final disputada entre SL Benfica e AA Espinho.

Foi a comandar em campo e no marcador que a turma de Alvalade iniciou a partida no Pavilhão João Rocha (5-3), conseguindo rapidamente ‘cavar’ uma margem de três pontos a partir dos 8-5. Depois, a seguir à potência de Jan Galabov, apareceu a precisão de Wagner Silva para fechar com sucesso um ponto longo repleto de acção de parte a parte (11-7).

Com solidez, os Leões de João Coelho continuaram a fincar o pé e foram acentuando a sua superioridade com naturalidade e eficácia, primeiro, para 15-9 graças a um ás (revisto pelo video-challenge) e, depois, para 19-12. Encaminhada a vitória no set inaugural, Tiago Barth elevou-se sobre a rede e foi o responsável por confirmá-la com o 25-17.

Já no segundo set, mais discutido, o conjunto de Matosinhos conseguiu pela primeira vez chegar à vantagem (1-2), mas a reposta verde e branca surgiu em força para fazer a reviravolta e ‘disparar’ no resultado (8-4). E, sob essa toada, um serviço curto de Galabov até multiplicaria a vantagem para os seis pontos de diferença (14-8), mas um perseverante Leixões SC voltaria a baralhar as contas perto da recta final (18-17).

Apesar da pressão visitante, que conseguiu transformar um 24-21 num 24-23, o Sporting CP - empurrado pelo apoio nas bancadas - não cedeu na liderança e fez de imediato o 2-0 (25-23) graças a Wagner Silva.

Ainda assim, o Leixões SC não atirou a toalha ao chão e, sem erros, partiu na frente no terceiro set (4-10), obrigando a turma de Alvalade a correr atrás pela primeira vez nesta noite.

Foi à base de bons blocos que surgiu a primeira vaga de reacção dos Leões (9-13), antes de, mais tarde, um ponto muito discutido – decidido a favor do Sporting CP com recurso ao video-challenge - e uma acção certeira de Martin Licek terem apertado o marcador com o 17-18. Contudo, à reaproximação Leonina seguiu-se um ‘esticão’ decisivo do combativo emblema de Matosinhos até ao 18-24, acabando por levar a melhor neste set (20-25) e, assim, prolongou o duelo na casa das modalidades, mas não por muito mais.

Superado o ‘braço de ferro’ inicial no quarto set, a equipa verde e branca começou a impor-se abrindo uma margem de quatro pontos (9-5), prontamente dilatada e também embelezada com um portentoso ás de Wagner Silva para o 16-9. Daqui em diante, os Leões de João Coelho seguiram imparáveis e, depois de terem ‘cavado’ uma clara diferença de dois dígitos (20-10), sentenciaram o set, o jogo e a eliminatória com o 25-17 final.

Repetido o resultado do jogo 1 também no Pavilhão João Rocha (3-1), o Sporting CP selou o definitivo passo em frente na Liga, rumo à fase de todas as decisões, com o seu 13.º triunfo consecutivo – não perde desde Fevereiro, tendo conquistado pelo meio a Taça de Portugal.

Sporting CP: Tiago Pereira [C], Jan Galabov (12), Kevin Kobrine, Vinícius Lersch (3), Kelton Tavares (1), Gonçalo Sousa [L], Lucas Vanberkel (3), Martin Licek (17), Wagner Silva (16), Gil Meireles [L], Tiago Barth (7), Imanol Tombion (3), Armando Velásquez (1), Chema Carrasco