Leões perdem na negra em Matosinhos
25 Out, 2025
Voleibol derrotado pelo Leixões SC (3-2)
A equipa masculina de voleibol do Sporting Clube de Portugal perdeu esta tarde com o Leixões SC por 3-2, em jogo da primeira jornada da fase regular da Liga. Num encontro de notório equilíbrio do primeiro ao último ponto, a formação da casa acabou por ser mais feliz, num arranque de prova que ficou aquém das expectativas verdes e brancas.
Em Matosinhos, os Leões entraram melhor e cedo construíram uma vantagem de três pontos (3-6), que os anfitriões anularam pouco depois (8-8). Embalado pela recuperação, o Leixões SC passou para a frente (10-8), mas o conjunto orientado por João Coelho respondeu de imediato e voltou a empatar (12-12). O set seguiu muito disputado, com sucessivas trocas na liderança até aos 17-17, momento em que o Sporting CP acelerou o ritmo, assinando um mini parcial de 2-7 que lhe valeu seis set points (19-24). Apesar da tentativa de reacção leixonense, os Leões fecharam mesmo o primeiro set por 21-25, após 31 minutos de grande combatividade.
O segundo parcial manteve o mesmo registo de equilíbrio. O Leixões SC chegou aos 8-5 e voltou a dispor de três pontos de vantagem em 14-11 e 21-18, mas o Sporting CP nunca deixou fugir o adversário. Apesar de só ter estado na frente uma vez (2-3), a formação Leonina manteve-se sempre na discussão do resultado, mas acabaria por ceder no final (25-23), num set de 35 minutos em que qualquer equipa podia ter vencido.
O terceiro set teve contornos semelhantes, mas terminou favoravelmente para os Leões. Após uma igualdade a 13, o Sporting CP adiantou-se por quatro pontos (13-17), vantagem que o Leixões SC ainda reduziu para 21-22. Jonas Aguenier e Jan Pokersnik, com dois ataques contundentes, e novamente o francês, com um bloco providencial, selaram a vitória por 22-25.
No quarto parcial, o conjunto de Matosinhos reagiu ao 1-2 no resultado, perante o apoio dos seus adeptos, e construiu rapidamente uma vantagem expressiva (11-6), obrigando João Coelho a parar o jogo. Ainda assim, o Leixões SC manteve-se firme, mais eficaz e fisicamente dominante, atingindo os 21-14 muito rapidamente. O Sporting CP respondeu com garra e encurtou distâncias (23-20), mas não conseguiu evitar a “negra”, confirmada com um 25-20 no final do quarto set; o parcial mais desequilibrado do encontro.
O quinto e decisivo set foi decidido nos detalhes, como se antecipava num jogo tão equilibrado, e foi a equipa da casa quem acabou a errar menos. Até ao 9-8, o desfecho manteve-se em aberto, mas dois erros no serviço Leonino deram vantagem ao Leixões SC, que motivado fechou o jogo com um 15-12.
O quinto e decisivo set foi decidido nos detalhes, como se antecipava num jogo tão equilibrado, e foi a equipa da casa quem acabou por errar menos. Até ao 9-8, o desfecho manteve-se em aberto, mas dois erros no serviço Leonino deram vantagem ao Leixões SC, que, mais confiante, fechou o jogo com um 15-12.
Edson Valência, Jonas Aguenier e Lourenço Martins foram os jogadores em maior destaque num Sporting CP que mostrou qualidade e atitude, esteve em vantagem por duas ocasiões, mas saiu de Matosinhos com uma derrota.
Sporting CP: Tiago Pereira, Jan Galabov (6), Aru Marx, Serggey Grankin (2), Kelton Tavares (7), Edson Valencia (22), Gonçalo Sousa [L], Pedro Abecasis, Tiago Barth, Jonas Aguenier (14), Jan Pokersnik (7), Armando Velásquez, Nicolás Perren [L], Mads Jensen (5), Lourenço Martins (13). Treinador: João Coelho.