Superioridade em toda a linha
16 Nov, 2025
Leoas derrotaram AA São Mamede pela diferença máxima (0-3)
A equipa feminina de voleibol do Sporting Clube de Portugal deslocou-se a casa da recém-promovida AA São Mamede para vencer por 0-3 (17-25; 18-25; 13-25), este domingo à tarde, no jogo da sexta jornada da primeira fase da Liga.
Com uma exibição de domínio total, com influente contributo individual de Ingrid Félix (14 pontos), as Leoas de Rui Pedro Silva atingiram os 15 pontos, os mesmos que o FC Porto (menos um jogo) e continuam a dois do Leixões SC.
Em São Mamede de Infesta, no distrito do Porto, as Leoas entraram logo a mandar (3-7 e 5-10), dando conta das suas intenções, e não mais saíram da liderança. Ingrid Félix, de forma exclamativa, cimentou essa superioridade ao assinar o 11-17 e a potência de Tainá Alessandra, pouco depois, encaminhou ainda mais o primeiro parcial (15-22). Assim, sem sobressaltos, o Sporting CP - seguro no seu jogo - fez o 0-1 em sets graças a um sólido bloco (17-25).
Mais do que isso, as Leoas de Rui Pedro Silva continuaram em alta rotação e entraram também com tudo no segundo set, que abriu com um expressivo 0-5. Desta vez a equipa da casa, recém-promovida e nona classificada (três pontos), até soube reagir, mas não mais do que para reduzir a diferença para dois pontos (7-9 e 9-11).
A resposta verde e branca foi cabal e estabeleceu de novo diferenças claras em 10-16 e, a seguir, 13-19 que deixaram tudo novamente muito favorável para o Sporting CP. A central Ana Clara Nunes impôs-se na rede e assinou o 18-25 para o 0-2 no Norte do país.
E o enredo da partida não mudou no terceiro set, dominado também pelas Leoas, e de forma ainda mais acentuada.
O arranque a ‘dobrar’ a pontuação adversária (5-10, 6-12 e 8-16) foi o melhor impulso para deixar tudo decidido em três sets. Mais uma vez, as comandadas de Rui Pedro Silva não deram qualquer hipótese de reaproximação à AA São Mamede, que sentiu muito o golpe, e com nova acção decisiva de Ana Clara Nunes na rede chegaram ao esclarecedor 13-25 final e respectivo 0-3.
Na próxima jornada, de regresso ao Pavilhão João Rocha, o Sporting CP recebe as açorianas do Clube Kairós.
Sporting CP: Maria Carlos Marques [L], Jéssica Miranda (10), Amanda Cavalcanti, Leslie Tagle (9), Anahí Tosi, Özge Kinasts, Tainá Alessandra (4), Jady Gerotto (10), Ingrid Félix (14), Daniela Loureiro [L], Kanna Hanazawa, Ana Clara Nunes (12)