Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Maria Carlos Marques: "Entramos sempre para ganhar"

Por Sporting CP
08 Jan, 2026

Leoas atacam duas frentes em três dias

Aproxima-se a hora da estreia na Taça de Portugal e, na Liga, a caminhada continua. A equipa feminina de voleibol do Sporting CP visita o GC Vilacondense, esta sexta-feira (21h00), na eliminatória dos oitavos-de-final da Taça e, no domingo (15h00), recebe o PV Colégio Efanor, no Pavilhão João Rocha, em partida da 14.ª jornada da primeira fase da Liga.

Maria Carlos Marques, líbero das Leoas, foi a porta-voz do grupo para lançar os dois embates e começou por salientar a importância de entrar da melhor forma na Taça de Portugal, troféu vencido da época passada e que agora querem defender. "Acaba por ser um pequeno peso que carregamos, mas todos os anos a competição é diferente. Queremos ir o mais longe possível, quem sabe até ganhar outra vez", traçou, antes de projectar o primeiro passo na prova, que será

O primeiro passo é diante de um emblema que actualmente compete no segundo escalão, mas a voleibolista verde e branca alertou que sendo uma eliminatória tem de ser encarado “como uma final”. "É uma equipa que no ano passado jogou contra nós a meia-final da Taça de Portugal. Claro que tinha outros argumentos, porque jogava no escalão principal, mas nós temos de encarar este jogo como uma final. As surpresas podem acontecer e fazer o nosso melhor passa por respeitar o adversário também, mas entramos sempre para ganhar", sublinhou.

De seguida, Maria Carlos Marques projectou também a próxima jornada da Liga, que reserva um embate com o PV Colégio Efanor, actual sexto classificado. Na primeira volta, as Leoas venceram por 0-3, mas a experiente líbero não baixa a guarda.

"Vamos à procura do mesmo resultado, mas tendo em conta que na primeira volta estavam desfalcadas. É uma equipa organizada, que está na Liga há muitos anos e com gente muito experiente. Sabemos que têm argumentos para nos fazerem frente, por isso temos de estudar bem o jogo e enfrentá-lo com seriedade", atentou, sem esquecer os vários reencontros em perspectiva, porque as ex-Leoas Ana Couto, Sara Dias, Moara Santos e Bruna Gianlorenço estarão do outro lado.

"Quem volta a uma casa onde já esteve gosta de mostrar que o que continua a fazer é válido. É especial, também, rever pessoas que foram nossas colegas de equipa ainda que numa posição diferente", reconheceu.

Por esta altura, o Sporting CP vem de duas vitórias consecutivas e é terceiro classificado com 32 pontos e sabe que nesta jornada há clássico entre o FC Porto (primeiro classificado, 38 pontos) e o SL Benfica (quarto lugar, 28 pontos). Embora prefira “fazer contas no fim”, Maria Carlos Marques não escondeu que as Leoas querem “tentar aproveitar” potenciais dividendos na classificação.