Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Foi preciso sofrer

Por Sporting CP
17 Jan, 2026

Triunfo dos Leões do voleibol em casa do GC Santo Tirso por 2-3

A equipa masculina de voleibol do Sporting Clube de Portugal visitou e bateu, este sábado, o GC Santo Tirso por 2-3 15.ª jornada da fase regular da Liga.

O triunfo não foi fácil e foi preciso ir a quinto set - onde se verificou uma tremenda recuperação de 13-8 para 13-15 - para garantir a vitória.

Os Campeões Nacionais entraram fortes e apresentaram domínio desde bem cedo. Com naturalidade, o 7-9 passou para 8-15 graças a um parcial favorável de 6-1 que acabou por embalar a equipa para o resto do set inaugural.

O GC Santo Tirso ainda reduziu para 13-16, mas o Sporting CP não permitiu mais aproximações e chegou ao 0-1 num ataque concretizado por Jan Galabov (19-25).

Tudo mudou no segundo set, que foi bem mais equilibrado. O GC Santo Tirso entrou muito bem e conseguiu vantagens importantes de 6-3, 9-6 e 12-9.

Aos 15-11, João Coelho pediu um desconto de tempo que teve efeito, uma vez que o emblema de Alvalade conseguiu chegar ao empate a 16-16. Ainda assim, os visitados foram mais fortes na fase derradeira e fecharam em 25-23, chegando ao 1-1.

De forma inesperada, o GC Santo Tirso voltou a surpreender o Sporting CP no terceiro set. Para isso, a fortíssima entrada (6-1) teve muito peso, ainda que o conjunto verde e branco tenha encostado no 8-7 e empatado no 12-12.

O GC Santo Tirso voltou a cavar um fosso (16-12), mas os Sportinguistas reagiram bem e viraram para 17-18. Contudo, mais uma vez, foram os nortenhos a fechar da melhor forma, agora nas vantagens e por 28-26. 2-1 em sets.

Era preciso um Sporting CP forte no quarto set e foi o que aconteceu, tendo mesmo sido o melhor período da equipa no desafio. Desde o início, marcado pela bela entrada com 1-5 no marcador, registaram-se claras melhorias, nomeadamente no serviço - visíveis, por exemplo, nos ases de Mads Kyed Jensen e Lourenço Martins.

Um parcial favorável de 10-1 deixou as contas em 6-18 para o Sporting CP, que não tirou o pé do acelerador e atingiu o 2-2 graças ao resultado de 14-25. Foi Lourenço Martins a protagonizar o último ponto.

Na 'negra', depois de uns primeiros pontos divididos, o GC Santo Tirso voltou a brilhar. Chegou ao 11-5 e, depois, ao 13-8, o que adivinhava o pior para o Sporting CP.

No entanto, os visitantes responderam com... sete pontos consecutivos. Com o capitão Tiago Pereira no serviço, os Campeões Nacionais encontraram novas forças e viraram de 13-8 para 13-15, com os últimos dois pontos a resultarem de grandes blocos consecutivos. Assim, 2-3 foi o resultado final.

Os Leões voltam a jogar na quarta-feira, visitando os polacos do Asseco Resovia Rzeszów para a CEV Champions League.

Sporting CP: Tiago Pereira [C] (15), Jan Galabov (6), Sergey Grankin (3), Kelton Tavares (8), Edson Valencia (3), Yongzhen Li (9), Gonçalo Sousa [L], Tiago Barth (8), Jonas Aguenier, Jan Pokeršnik, Armando Velásquez (2), Nicolás Perren [L], Mads Kyed Jensen (22) e Lourenço Martins (14).