Serviço ditou a diferença maior
28 Jan, 2026
Sporting CP derrotado pelo Warta Zawiercie na 4.ª jornada da CEV Champions League
Uma exibição combativa e com vários bons momentos não foi suficiente para evitar a derrota do Sporting CP em casa do Warta Zawiercie, na Polónia, por 3-0, na 4.ª jornada do grupo D da CEV Champions League de voleibol.
Os Campeões Nacionais de Portugal perderam diante do vice-campeão europeu, uma equipa recheada de grandes jogadores e que aproveitou, de forma implacável, à mínima falha do Sporting CP – diga-se que o conjunto polaco força muito possíveis erros do adversário, com serviços muito poderosos e variados e contra-ataques temíveis, com muito boa relação entre bloco e defesa.
Mas, acaba por ficar na retina que o serviço foi o fiel que mais desequilibrou a balança entre os dois conjuntos e o Sporting CP também teve vários serviços bem conseguidos em todo o jogo. Em fases de maior equilíbrio, as idas para o serviço de alguns jogadores da equipa polaca- Jakub Czerwinski na parte final do terceiro set, Miguel Tavares no segundo parcial e Aaron Russell no set inaugural, ‘inclinaram’ o jogo para o lado da equipa da casa, entusiasticamente apoiada por um fervoroso público.
O Sporting CP bateu-se bastante bem, com a coragem e a bravura de Leões destemidos, mas também consciente do enorme valor da equipa polaca. No primeiro set, o marcador andou equilibrado e empatado já depois dos dez pontos, mas quando Aaron Russell, um excelente zona quatro internacional pelos Estados Unidos foi para a linha de serviço, o conjunto polaco passou de 12-11 para 15-11. Essa vantagem acabaria por ser decisiva no desfecho final, apesar de várias boas acções do conjunto Leonino orientado por João Coelho, que ainda reagiu até ao 23-21, antes de sofrer dois pontos consecutivos para o 25-22.
No segundo set, o Sporting CP vacilou mais um pouco – arriscou ainda mais no serviço, algumas vezes sem resultado com bolas fora ou na rede (na primeira rotação) – e quando o distribuidor da equipa polaca, Miguel Tavares foi para o serviço, de 11-8, a equipa da casa abriu vantagem para 13-8. Lourenço Martins conseguiu um serviço directo, mais à frente, para 16-12 e Galabov aproximou ainda mais o Sporting CP no marcador a 16-13, novamente com Lourenço Martins em evidência na bola de saída. O set fechou nos 25-21, com a formação polaca a forçar bastante no serviço, que é uma arma poderosa dos vice-campeões europeus, capazes de capitalizar muito jogo a partir desse momento.
No terceiro set, o Sporting CP subiu o nível em relação ao parcial anterior e voltou a criar problemas (vários) à equipa polaca, com Kelton Tavares muito bem no serviço e Edson Valencia a disparar remates muito fortes. Grankin conseguiu um serviço directo a 8-9, Galabov fez um ás para o 9-11, e Jonas Aguenier teve, também, um grande serviço para o 11-13, com Valencia a blocar um ataque da formação da casa para o 13-14.
O Sporting CP andou muito tempo na frente – igualmente a 16-18 – mas novamente o serviço da equipa polaca impulsionou a formação da casa, que depois do 22-22, fez três pontos consecutivos, novamente pelo serviço, agora do canhoto Jakub Czerwinski, que fez inclusivamente um ás, para o 25-22 final.
O Sporting CP fez uma boa exibição na Polónia, mas encontrou uma equipa adversária que nos momentos mais decisivos da partida, conseguiu puxar o jogo para o seu lado.
Sporting CP: Tiago Pereira [C], Jan Galabov (7), Sergey Grankin (3), Kelton Tavares (6), Edson Valencia (19), Li Yongzhen, Gonçalo Sousa [L], Tiago Barth, Jonas Aguenier (7), Jan Pokersnik (1), Armando Velásquez, Nicolás Perren [L], Mads Jensen, Lourenço Martins (10)