Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Sempre a Combater

Por Pedro Almeida Cabral
20 Mar, 2020

É assim que vai o Sporting Clube de Portugal: sempre a combater e dando tudo o que tem, juntando-se ao esforço de milhões de portugueses

Nestes tempos difíceis, tudo parece mais pequeno. A vitória de há semanas. O título da época anterior. Ou tantas e tantas conquistas deste centenário Clube. O insidioso vírus instalou-se de rompante no nosso quotidiano, paralisando Portugal inteiro. As competições estão canceladas e nem se sabe bem quando e se terminarão. Com campeões suspensos, seguimos atónitos uma batalha que põe em causa a nossa vida, a vida das nossas famílias, dos nossos amigos e de todos os que nos rodeiam.

Clubes desportivos com dimensão nacional e europeia, como o Sporting Clube de Portugal, têm a obrigação e a responsabilidade de lutar contra a propagação da doença infecciosa COVID-19. Por muito que outros assuntos aflorem – já se preparam discussões homéricas sobre quem será o campeão de futebol –, é tudo insignificante face à necessidade de salvar vidas e de procurar atenuar (até onde for possível) o colapso humano e económico da nossa sociedade.

O recolhimento em casa é praticamente obrigatório e durará tempo ainda indeterminado. O Sporting Clube de Portugal tem tentado ajudar nesta reclusão, mostrando como os seus atletas também estão em casa. Não se julgue que é coisa de somenos. É importante sublinhar que todos devemos impedir que a doença se propague. Também destaco o divertido jogo do quatro em linha montado nas redes sociais pelo Sporting Clube de Portugal e pelo Vitória Sport Clube no sábado passado. O nosso Clube foi um justo vencedor, tendo sido recompensado pelo seu ataque flanqueado e diagonal. Ajudando quem mais precisa, Francisco Geraldes ofereceu-se para comprar mantimentos. A formação que este atleta recebeu do Clube foi afinal muito mais que uma mera formação desportiva. Só eu sei porque fico em casa, glosando o cântico desportivo mais conhecido do país, é um bom mote a seguir.

Deixo para o fim o esforço com mais significado. Tanto o Pavilhão João Rocha como o relvado do estádio estão disponíveis para acolherem hospitais de campanha. A possibilidade de ser necessário prestar cuidados médicos em instalações improvisadas é real e pode salvar vidas. O presidente Frederico Varandas, médico de profissão, e o corpo clínico do Clube estão disponíveis para prestar cuidados médicos. É assim que vai o Sporting Clube de Portugal: sempre a combater e dando tudo o que tem, juntando-se ao esforço de milhões de portugueses e de tantas outras instituições que sabem responder aos duros dias que vivemos.