Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

O nosso Jornal

Por Pedro Almeida Cabral
31 Mar, 2020

O que me deixa verdadeiramente satisfeito é ter a certeza que haverá sempre mais Sportinguistas a carregar a pena do jornal, por pelo menos mais 98 anos

Em tempos de pandemia, que nos obriga a reclusão, cuidados redobrados e a uma esforçada luta colectiva pelas vidas de todos nós, não podemos perder o fio do tempo que passa. A uns dias sucedem-se outros, mas não são todos iguais. Há datas que nos recordam que pertencemos a algo maior. A algo que não começou ontem, nem quando nascemos. O Sporting Clube de Portugal é um clube secular, dos históricos clubes europeus, à beira dos 115 anos de vida. Um Clube assim tem histórias únicas que nunca deve esquecer nem deixar de celebrar. Uma delas é, precisamente, o jornal que está a ler. Hoje, o Jornal Sporting, o mais antigo jornal desportivo do mundo, faz 98 anos.

Tudo começou no longínquo 31 de Março de 1922. No editorial de abertura, escrevia-se claro. Muitos dos Sócios não conheciam todas as actividades que o Clube já na altura desenvolvia. O então chamado Boletim queria que os Sócios não ficassem apenas por um ou outro desafio de “foot-ball”. Quase um século volvido, o Jornal Sporting continua a cumprir a sua missão. Mesmo para leitores experimentados – eu já levo umas décadas! –, o nosso jornal tem sempre novidades. Ou um evento desportivo que não se sabia que se iria realizar. Ou um resultado desportivo animador. Ou uma história Sportinguista para conhecer. É uma prova da imensa riqueza do Sporting Clube de Portugal e de como Sócios e Adeptos são sempre surpreendidos pelo eclectismo e pelo vasto universo Leonino.

Do n.º 1 ao n.º 3773, que é o que tem em mãos, o Jornal Sporting testemunhou títulos, campeonatos, vitórias, conquistas, vidas, alegrias e tristezas de milhões de Sportinguistas. Longe de ser um fóssil em papel, mantido por caturrice histórica, faz parte da vida quotidiana do Clube. É lido, analisado, discutido, por vezes, treslido, mas sempre presente no imaginário leonino. Não poderia ser de outra forma. Falar do que gostamos é também uma forma de amor. E se há adeptos com paixão violenta pelo Clube, somos nós. 

A coluna que aqui venho mantendo são apenas umas linhas mais na história do nosso jornal. Muito me orgulha poder escrevê-las, esperando sempre que tenham algum uso para o espírito Leonino. Mas o que me deixa verdadeiramente satisfeito é ter a certeza que – mesmo quando tudo parece perecer – haverá sempre mais Sportinguistas a carregar a pena do jornal, por pelo menos mais 98 anos. Parabéns ao Jornal Sporting! Parabéns ao Sporting Clube de Portugal!