Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Uma razão de ser com 98 anos!

Por Juvenal Carvalho
31 Mar, 2020

Apesar de todas as vicissitudes, somos com o inabalável orgulho de Leão, a mais antiga publicação de clubes do Mundo

31 de Março de 1922, estava o mundo então ainda na ressaca da Gripe Espanhola (1918-1920), a pandemia do século XX, quando foi lançado, com o tão assertivo título de capa “Razão de Ser”, o primeiro Boletim do Sporting Club de Portugal.

31 de Março de 2020, passados que estão no tempo 98 anos, e em plena pandemia COVID-19, agora em pleno século XXI, estamos de parabéns porque, apesar de vivermos hoje tempos complicados no Mundo e, apesar de todas as vicissitudes, somos com o inabalável orgulho de Leão, a mais antiga publicação de clubes do Mundo.

O premonitório título que deu início a este lindo percurso de quase um século de existência tem sido realmente a nossa Razão de Ser. E que linda razão de ser é o facto de ler e saber de tudo o que envolva o nosso sempiterno e majestático Sporting Clube de Portugal. Quantas conquistas. Quantos momentos inolvidáveis. Quantos lídimos Sportinguistas nos deram a conhecer mais e mais da vivência do Leão rampante. Desde antanho até aos dias de hoje, tantos Sportinguistas de Norte a Sul, passando pelas ilhas, e até mesmo os Leões espalhados pelos cinco continentes, ficaram a saber mais do nosso Clube

O Jornal Sporting deu-nos, e continua a dar nos dias de hoje, de beber toneladas de Sportinguismo. A consumir letra a letra, entre a diáspora Leonina espalhada pelo Mundo, tudo o que seja notícia e que faça escrever a História… a imensa História do Sporting Clube de Portugal.

No meu caso pessoal, e por influência de Melo Bandeira, então dirigente máximo do nosso futsal, iniciei no princípio da década de 90, quando muito jovem, a linda aventura de escrever no nosso jornal, então sobre futsal. Mais tarde, e aí a convite de Ruben Coelho, ao tempo director desta publicação, regressei pela segunda vez com uma coluna de opinião, designada de “Nave de Alvalade”, para actualmente, mais concretamente desde finais de 2018, retomar a minha colaboração, para, de forma altruísta, escrever neste nosso Jornal. Ter o privilégio de partilhar semanalmente umas linhas a falar de Sporting CP, onde escreveram e escrevem Sportinguistas por quem me curvo respeitosamente ao longo dos tempos, e que são eternas referências para mim, é motivo de um orgulho que por palavras não consigo descrever e que enchem o meu coração de Leão, feliz… incomensuravelmente feliz.

Comecei a ler o nosso Jornal em criança. Era para mim uma espécie de “bíblia” semanal. Hoje tenho o privilégio de aqui estar a escrever para milhares de Sportinguistas nesta edição de aniversário. Uma coisa é certa. Comigo, ou sem mim, porque somos muito pequenos perante a dimensão da monstruosa Instituição que amamos, e também porque a marca indelével do tempo assim o determina, o Jornal Sporting continuará a existir ano após ano, e o Sporting Clube de Portugal será sempre e para sempre… o nosso grande amor.