Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

O Leão ecléctico voltará….

Por Juvenal Carvalho
14 maio, 2020

E capacitemo-nos todos disto. Juntos seremos imbatíveis. Seremos mesmo uma muralha inexpugnável. À prova de qualquer pandemia!

Falar da época desportiva de 2019/2020 em qualquer modalidade, é falar de algo que nem nos nossos piores sonhos enquanto seres humanos seria expectável. Mesmo a Lei de Murphy, quando comparada com a pandemia em que vivemos, tem que ser vista como simpática.

No passado dia 29 de Abril – a Federação Portuguesa de Futebol já o havia feito anteriormente com o futsal – foi decidido através de comunicado conjunto das quatro federações dar por concluída a época desportiva no andebol, basquetebol, hóquei em patins e voleibol, por falta de condições de saúde pública para a retoma. Foi decidido, e bem, não atribuir o título de campeão desta época, como foi igualmente estabelecido, e para mim também bem, atribuir as vagas para as competições europeias da próxima época em função do mérito desportivo até ao momento em que acabaram as provas.

Uma coisa é certa. Todo o planeamento de uma época desportiva, todo o suor sangue e lágrimas foi deitado a perder por um vírus cobarde e invisível.

Falando só do Sporting Clube de Portugal, que é aquele em que estão concentradas as nossas atenções, das cinco modalidades de pavilhão liderávamos no futsal e no basquetebol, esta com o simbolismo de o ser em ano de regresso, e éramos segundos classificados, a depender só de nós para conquistar o título nacional no andebol, no hóquei em patins e no voleibol, estando ainda também, em todas elas, na disputa da Taça de Portugal e, no caso do voleibol, igualmente na meia-final da Taça Challenge.

Resta agora, e porque não vale chorar sobre leite derramado, porque não é esse, nunca foi, nem nunca será, o ADN do Sporting CP, encarar a próxima época, e mesmo que com as dificuldades inerentes ao estado de coisas que este vírus nos trouxe à colação também na vertente económica, regressarmos de novo para ganhar em toda e qualquer modalidade. Acabou tristonha esta época. Regressará seguramente rampante o Leão ecléctico para a próxima época desportiva. Temos e vamos estar competitivos. Temos e vamos continuar a encher o ‘João Rocha’ com aquele ambiente cativante e empolgante que nos caracteriza. 2020/2021 trará um Sporting CP como nos habituou. Com roupagem ganhadora. Isto porque o “Mundo Sabe Que”… pelo Sporting Clube de Portugal, lutaremos e caminharemos lado a lado, mesmo que seja até depois da morte. 

Tudo isto porque o que não nos mata torna-nos mais fortes. E capacitemo-nos todos disto. Juntos seremos imbatíveis. Seremos mesmo uma muralha inexpugnável. À prova de qualquer pandemia!