Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Deo Gratias

Por Pedro Almeida Cabral
14 maio, 2020

Só podemos estar agradecidos a tão grande atleta que marcou a história do Clube como poucos

Anda para aí uma teoria que não devemos apreciar excessivamente os atletas do Sporting Clube de Portugal. É uma espécie de atitude preventiva. Como, tarde ou cedo, o atleta deixa o Clube ou fará algo com que não concordamos, mais vale atalhar caminho e dizer, circunspectamente, que é apenas um trabalhador assalariado do Sporting CP. A tese vem embrulhada num slogan peremptório: zero ídolos. Assim que surge oportunidade, lá vem ele, pronto para usar em todas as modalidades e desilusões. Só que achar que não se deve admirar os atletas que se transcendam com a verde e branca é negar a essência do Sporting CP. Em mais de um século de história, o Clube tem uma galeria de atletas que merecem ser recordados pelo que nos deram. Sem eles, haveria Clube, mas seria outro, bastante mais pobre. 

Um desses que serão para sempre lembrados é André Henrique Justino, mais conhecido por Deo. O ala brasileiro chegou ao Sporting CP em Janeiro de 2002. Ainda jogou na nave do velhinho estádio e foi ele quem marcou o último golo do Sporting CP nessa quadra de ambiente infernal. O melhor ainda estava para vir. E veio. Foram 16 temporadas. 604 partidas. 295 golos marcados. 26 títulos. Uma Liga dos Campeões, oito Campeonatos, seis Taças de Portugal, sete Supertaças, uma Taça da Liga e três Taças de Honra. 

O jogador de futsal com mais jogos de sempre do Clube. Uma lenda da quadra que marcava quando ninguém esperava. Um artilheiro mortífero que vivia cada desafio, em especial os jogos grandes, como um Leão insubmisso. Um atleta inspirador que nunca virou a cara a um adepto para uma conversa simpática. 

Se tivesse que escolher um momento de Deo, será sempre o golo na meia-final da Liga dos Campeões do ano passado. Defrontávamos o Inter FS, nosso carrasco nas duas finais anteriores, e já perdíamos por um golo. Como Deo me disse uma vez, a equipa sabia que se não marcássemos rapidamente, a ansiedade apoderar-se-ia de corpo e mente. Não podíamos perder uma vez mais com o Inter FS. Sabendo disso, Deo partiu do meio campo, cavalgou meia quadra e, com um tiro de meia distância, empatou o jogo sozinho. O resto foi história. 
Só podemos estar agradecidos a tão grande atleta que marcou a história do Clube como poucos. Se o futsal do Sporting CP é uma das modalidades que nos enche de orgulho, foi graças a Deo. Ou, em latim, numa tradução Sportinguista: Deo gratias.