Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Créditos e débitos do SCP... (e “OPA vermelha” e “Obrigações azuis”...)

Por Tito Arantes Fontes
14 maio, 2020

A conclusão que se quer passar é só uma: que o SCP é “mau” quando não paga e é igualmente “mau” quando não lhe pagam! Tudo serve para denegrir o Clube!

Nestes tempos de confinamento, os jornais não trazem notícias de resultados desportivos. Têm, pois, o problema de aparentemente não terem “objecto” para falar. Mas é apenas uma aparência, pois essa comunicação social tem sabido continuar a alimentar os seus jornais sempre com notícias “novas” e hábitos “velhos”... especialmente os “maus hábitos”.

Avultam nesses “maus hábitos” o modo insultuoso com que sistematicamente é mimoseado o nosso SCP!

Exemplo? Saliento um em especial... o modo como são tratadas as supostas dívidas do SCP e a maneira como são anunciados os seus créditos. Há uma abissal diferença no tratamento. As dívidas são apresentadas como “crimes de lesa-humanidade”... prenunciadores da eminente debacle em que o Clube se encontrará. Apresentadas e divulgadas ao mundo como se o SCP nesta “hora COVID-19” fosse a única entidade no planeta Terra que gerisse a sua tesouraria! E fosse trapaceiro, mau pagador, uma entidade tóxica! Já os créditos são de um modo geral minimizados... quase até querendo-se demonstrar a inabilidade do SCP em os conseguir cobrar. Aproveitando-se mesmo para insinuar que essa impossibilidade momentânea de cobro é reveladora da debacle a que o Clube se encontra condenado!

A conclusão que de modo sublimar se quer passar é só uma... que o SCP é “mau” quando não paga e é igualmente “mau” quando não lhe pagam! Tudo serve para denegrir o Clube! Irra! É demais!

Contrasta de modo gritante com este tratamento que a comunicação social reserva para o SCP o facto de quase ter passado desapercebido o verdadeiro, inevitável e implacável chumbo com que a CMVM mimoseou a “OPA vermelha”... mesmo depois desse nosso adversário ter apresentado um pedido de revogação da OPA em causa! Uma monumental vergonha! Igual sorte mereceu a “debacle azul” quanto ao cumprimento do empréstimo obrigacionista de 35 milhões de euros em Junho deste ano! Passou “de fininho”, quase sem referências...Pergunto, pois... onde estão os artigos de fundo? Onde estão as análises sábias dos “experts” da nossa comunicação social? Onde estão as primeiras páginas sensacionalistas? Onde estão os debates televisivos? Onde estão os programas de televisão para análise do fim anunciado desses “hossanas” azuis ou encarnados? Onde estão?

Pois é... dois pesos, duas medidas! Tristeza imensa que a nossa comunicação social assim seja... e assim se tenha deixado “aprisionar” e “colonizar”!

Entretanto, no meio desta infeliz e torpe comunicação social, o Clube cresce e dá exemplos de cidadania e de organização! Desde logo com o fantástico apoio a vários níveis que tem desenvolvido a favor dos mais necessitados, com a prestimosa ajuda e colaboração dos Leões de Portugal, da Fundação SPORTING e de vários Núcleos do SCP e outros grupos de Sportinguistas.

E desde logo também na liderança e natural protagonismo que o presidente Frederico Varandas assumiu na reunião com o senhor primeiro-ministro sobre o “desconfinamento” no futebol profissional.

Exemplar!

VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!