Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Parabéns e obrigado por tudo, SCP

Por Juvenal Carvalho
01 Jul, 2020

114 anos passaram, meu querido Sporting CP. És tão grande que consegues abarcar gentes mais ricas ou mais pobres. Gentes de várias raças, credos e ideologias

114 anos de vida. Uma vida feita de Esforço, Dedicação, Devoção e Glória. Uma vida que, como aqueles rapazes da elite aristocrática da época, que foram os nossos fundadores, muito bem preconizaram, e hoje vêm concretizado. 114 anos a sermos Grandes... Tão Grandes como os Maiores da Europa.

114 anos. Como dizem os jovens de hoje. Estás “cota”, Sporting Clube de Portugal. Mas és um “cota” especial para milhões que te veneram. Milhões que de coração cheio estiveram e estão a teu lado. 

No meu caso particular – meu querido Sporting CP, tens sido um companheiro inigualável. Por quem rio e choro. Que nas tristezas estou ao teu lado mais do que nas alegrias. Já percorri o país e o estrangeiro a teu lado. Já estive a teu lado em estádios, pavilhões, pistas, estradas, salas de bilhar, de ténis de mesa, etc. A gritar por ti, a amar-te incondicionalmente.

Deste-me até o privilégio, e logo a mim, miúdo então de bairro, que coleccionava os cromos dos meus ídolos e os guardava religiosamente, de te servir como dirigente. De ter convivido e ganho amizades para uma vida. É difícil apagar as velas contigo e cantar os parabéns sem me recordar do que me dizia a minha mãe: ‘Filho, só falta levares a cama e dormires com o Sporting’. É verdade que só me faltava dormir em Alvalade em criança e adolescente. O que também é verdade é que hoje, de forma diferente, porque como tu – já passei o meio século – estou a ficar “cota”, mas ainda sinto o “acne juvenil” quando vejo o símbolo do Leão rampante. 

114 anos passaram, meu querido Sporting CP. És tão grande que consegues abarcar gentes mais ricas ou mais pobres. Gentes de várias raças, credos e ideologias. És o Clube que foi de Francisco Stromp, de Mário Moniz Pereira, e é também do Paulo Gama, o nosso Paulinho. É essa tua versatilidade que também me fascina. És de todos nós.

E uma certeza é incontornável. Vais continuar como te conhecemos: Grande... Tão Grande como os Maiores da Europa.

Parabéns, e continua a fazer-nos felizes e orgulhosos por sermos Sportinguistas! Porque isso não se explica, sente-se. É sem igual.