Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Mais do que um número

Por Pedro Almeida Cabral
23 Jul, 2020

(...) não consigo conceber que alguém queira o engrandecimento do Clube, exigindo títulos e glória, sem que isso implique quaisquer deveres

Como acontece a cada cinco anos, teve lugar há bem pouco tempo a renumeração dos Sócios do Sporting Clube de Portugal. É sempre um momento especial sentir o estreitamento da nossa ligação ao Clube. Não que o número mais baixo indicie maior ou menor Sportinguismo. Mas é sempre uma altura que nos lembra todo o nosso percurso associativo até aos dias de hoje, bem como o que significa ser Sócio do Sporting CP.

Não tinha pais Sportinguistas. Quis o acaso que nos meus verdes anos andasse numa escola a poucas centenas de metros do nosso antigo estádio. Por insistência minha, achando que deambular pelas imponentes arcadas desse estádio me fazia mais crescido, quis, desde muito novo, praticar um desporto lá. Qualquer desporto. E assim, pelos meus cinco anos, inscreveram-me na ginástica do Sporting CP. Foi quando me tornei Sócio do Sporting CP. Sob o olhar desgostoso do meu pai benfiquista, claro. Os anos foram passando e a ginástica ficou para trás. Exercendo o seu poder paternal de malus pater benfiquistus, o meu pai discretamente deixou de me pagar as quotas uns anos mais tarde, argumentando que não pagava quotas de outros clubes. Algures por aí, recordo com saudade o tempo em que o Senhor Amaro ia a nossa casa fazer a cobrança das quotas. Sempre se trocavam dois dedos de conversa sobre o Clube. Mal comecei a trabalhar, tendo recursos próprios, dirigi-me à secretaria do Clube para tornar a ser Sócio. O que nunca mais deixei nem vou deixar de ser.

Conheço bons Sportinguistas que sofrem pelo Clube tão ou mais que muitos Sócios. Procuro sempre convencê-los a fazerem-se Sócios. Não é somente pela garantia de que as quotas pagas vão direitinhas para o orçamento das modalidades, permitindo-nos vibrar e celebrar tantos títulos, nacionais e europeus, num Clube que é muito mais que futebol. É também porque não consigo conceber que alguém queira o engrandecimento do Clube, exigindo títulos e glória, sem que isso implique quaisquer deveres. É um sacrifício que todos temos de fazer para termos um Clube maior. Ser Sócio do Sporting CP é ainda entrar numa galeria de milhões de pessoas que, nos últimos 114 anos deram, nalgum momento da sua vida, um pedaço de si ao Clube. Fazer parte desta história, que se confunde com a história do desporto em Portugal, é um privilégio. Por isso, ser Sócio do SCP é muito mais do que um número.