Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Ouro verde

Por Pedro Almeida Cabral
20 Ago, 2020

Quem viu, como eu, não esquece a extraordinária corrida de Carlos Lopes

Há poucos dias, a 12 de Agosto, celebraram-se os 36 anos da conquista da primeira medalha de ouro nos Jogos Olímpicos para Portugal. Carlos Lopes, Sportinguista emérito, foi quem ganhou a prova mais importante do atletismo olímpico, que se disputa em último lugar. Não é uma efeméride qualquer. Quem viu, como eu, não esquece a extraordinária corrida de Carlos Lopes e de como encheu de alegria um país inteiro.

Carlos Lopes, atleta Sportinguista desde os 20 anos, foi um diamante laboriosamente lapidado pelas mãos do Professor Moniz Pereira. O nosso visionário e multifacetado treinador de atletismo, que introduziu os treinos bidiários e tantas outras inovações, foi um dos artífices do olimpismo Sportinguista.

Não é muito conhecida a história de superação de Carlos Lopes entre 1976, quando conquistou a medalha de prata nos 10.000 metros nos Jogos Olímpicos de Montreal, melhorando o seu recorde pessoal em 45 segundos, e 1984, ano do ouro olímpico. Durante estes oito anos, o seu caminho foi irregular. E, na verdade, Carlos Lopes, só começou a correr a maratona em 1982, não tendo sequer acabado a primeira prova em que participou. Teve um resultado animador em 1983, terminando em segundo lugar na Maratona de Roterdão. Tornou a correr os 10.000 metros, mas sem glória. Em 1984, optou finalmente pela maratona e uma preparação meticulosa de Moniz Pereira aliada às extraordinárias capacidades atléticas de Carlos Lopes fizeram o resto. Foi até a primeira maratona ganha por Carlos Lopes e ainda hoje é a maratona olímpica ganha pelo atleta masculino mais velho, com 37 anos.

Se há medalha olímpica que tem sabor a Sporting CP é esta. Porque seria impossível conquistá-la sem um percurso no Sporting CP que preparou, endureceu e guiou Carlos Lopes para a vitória. Não por acaso, Carlos Lopes sempre partilhou o feito com Moniz Pereira.

Para mim, há 36 anos foi a noite em que me fechei com o meu pai em frente a uma pequena televisão a preto e branco e na qual vimos os dois até às tantas da manhã a corrida interminável. Cabeceando com sono, despertei com os gritos do meu pai aos 35 km, quando Carlos Lopes desferiu o seu afamado ataque final que lhe valeu o ouro, fixando o recorde olímpico por 24 anos. Do alto dos meus quase sete anos, foi a noite mais longa até então, mas também a mais inesquecível. Afinal, já deambulava por Alvalade e sabia bem que aquele ouro era também verde.