Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Acreditar no Sporting

Por Miguel Braga*
15 Out, 2020

(...) Foi essa dedicação, essa devoção, com o esforço conjunto de muitos que permitiu atingir a Glória no basquetebol frente ao... FC Porto. O exemplo está dado

É um nervoso miudinho que vai crescendo ao longo da semana, uma ansiedade positiva que vai ganhando força dia após dia, até porque, como se costuma dizer, estes são os jogos “que dão mais gozo” ou, como Luís Neto afirmou esta semana, “são os jogos que toda a gente quer jogar”. Ao longo da minha vida de Sportinguista tive o privilégio de assistir a vários confrontos entre estes dois grandes do futebol português, com jogos e resultados para todos os gostos.

O primeiro clássico entre Sporting CP e FC Porto de que tenho memória remonta a 1981/1982, ano em que fomos campeões e vencemos a Taça de Portugal e que ganhámos pela margem mínima, fruto de um golo do agora Team Manager da equipa sub-23 Mário Jorge. Curiosamente, esse mesmo clássico começou com um golo anulado a Manuel Fernandes por fora-de-jogo “bem assinalado” – segundo os comentários da RTP na altura –, apesar de nas imagens (podem procurar as mesmas no YouTube) se perceber que o Eterno Capitão estava pelo menos um metro em jogo – coisas do futebol dos anos 80, quando ainda não havia VAR e os guarda-redes podiam segurar as bolas passadas pelos seus próprios defesas. O golo solitário acabou por chegar ainda na primeira parte, pelo referido jogador, numa recarga rápida e oportuna a um remate de… António Oliveira, que levou o antigo Estádio José Alvalade ao delírio.

Este é o primeiro jogo em casa do Sporting CP para o campeonato e, espera-se, o último dos clássicos sem público. No início da próxima semana, as autoridades de saúde do país vão pronunciar-se sobre a matéria e todas as pessoas ligadas ao futebol, dos adeptos aos dirigentes, esperam bom senso e uma decisão que permita o retorno do público aos estádios. Aguardemos pela decisão, sabendo que na quarta-feira, o primeiro-ministro António Costa anunciou o regresso ao Estado de Calamidade.

Este será também o primeiro clássico da época. É altura para nos unirmos em redor da equipa e do Clube. “Acreditem em nós. É um grupo especial, que tem um orgulho enorme de representar este grande Clube”, foi o apelo de Luís Neto. Tenho fé que os verdadeiros Sportinguistas assim o façam. Faz parte de nós, da nossa dedicação e devoção aos nossos jogadores e ao nosso Clube. Foi essa dedicação, essa devoção, com o esforço conjunto de muitos que permitiu atingir a Glória no basquetebol frente ao... FC Porto. O exemplo está dado. Sábado, a bola começa a rolar às 20h30.

 

* Responsável de Comunicação Sporting Clube de Portugal