Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

O Sonho começa aqui... a obra nasce

Por André Bernardo
29 Out, 2020

A obra nasce. O sonho torna-se realidade (...) Mais de 80% dos atletas da formação que hoje fazem parte da equipa sub-23 e Equipa B vieram do Pólo EUL

Match Point. A bola sai da raquete e bate na rede. A imagem congela e permanece a dúvida para que lado vai cair. A bola e a rede são de ténis e esta é a cena inicial do filme “Match Point” de Woody Allen. 
Há factores na vida que nós não controlamos. Às vezes a bola bate na trave, vai ao poste, desliza pela linha de golo e…
Cabe-nos sim dedicar aos factores que podemos controlar e que decidem o caminho do nosso futuro, minimizam os efeitos do Acaso e nos aproximam do nosso objectivo final. 
Escrevi no meu segundo editorial e volto a repetir que "'a melhor forma de prever o futuro é criá-lo' e o Sporting CP de amanhã será a consequência das decisões de hoje".
 
E Hoje (mais precisamente há três dias atrás) completámos a remodelação do Pólo EUL. São 11 o número de anos que passaram sem o Pólo receber uma única intervenção que não fosse paliativa para corrigir temporariamente as fissuras que deixavam entrar água e eram aparadas por baldes. 
 
O talento de cada um é obra do Acaso. Mas o motivo pelo qual escolhem o Sporting CP, permanecem, se desenvolvem aqui e se tornam os melhores é fruto de um trabalho de muita gente que o torna possível
 
O Sonho começa aqui. É a frase que podemos ver logo à entrada do “novo” Pólo EUL do Sporting CP com uma imagem de Cristiano Ronaldo quando era criança. A Academia de formação do Sporting CP começa também aqui. E é aos seis anos de idade que muitos miúdos começam a decidir o seu futuro no desporto.
O modelo que definimos para a Formação do Sporting CP assume o formato de uma pirâmide, cuja base se inicia nas Escolas Academia Sporting (EAS), Academias de Formação Sporting (AFS) e no Pólo EUL e cujo desenvolvimento vai progredindo pelos vários escalões. Esta pirâmide já inclui hoje a Equipa B que também regressou este ano e que constitui um passo fundamental nesse desenvolvimento, servindo como porta de entrada ao objectivo final: formar jogadores com ADN Sporting para a Equipa sénior principal. 
 
A remodelação do Pólo EUL é mais uma etapa decisiva na implementação e consolidação dos dois pilares da nossa visão estratégica - Pessoas e Estrutura – e que recordo aqui, resgatando-as do documento “Regresso ao Futuro”:
 
1. Pessoas
a. O principal activo dos Sporting CP são os seus atletas e colaboradores. Eles constituem a base para que a organização consiga assegurar os demais objectivos;
b. Captar e desenvolver os melhores talentos no plano desportivo e operacional, através de um processo holístico de transformação organizacional interna.
 
2. Estrutura:
a. O rendimento das Pessoas é, em grande parte, resultado das condições de espaço e equipamento que as mesmas têm para trabalhar;
b. É fundamental que os espaços de trabalho de atletas e colaboradores sejam modernizados no sentido de proporcionarem novas formas de trabalho e relacionamento. 
 
A obra nasce. O sonho torna-se realidade e Nuno Mendes, Tiago Tomás, Eduardo Quaresma, Gonçalo Inácio, Daniel Bragança e Joelson são exemplos de jogadores que começaram precisamente no Pólo EUL. Mais de 80% dos atletas da formação que hoje fazem parte da equipa sub-23 e Equipa B vieram do Pólo. 
O “novo” Pólo EUL foi idealizado pela equipa de Filipe Vedor que merece uma palavra de destaque, de parabéns e agradecimento pelo trabalho que desempenham todos os dias. 
 
Tipping Point é o título do livro de Malcolm Gladwell e refere-se “ao momento de ponto de inflexão no qual uma série de pequenas alterações se torna significativo o suficiente para causar uma alteração muito maior e importante”*.
 
As rodas da engrenagem da Formação do Sporting CP acabam de fazer um Match Point no projecto de recuperação que se iniciou em Setembro de 2018 e que representa a nosso ver um eixo fundamental para um modelo desportivo sustentável e sustentado. 
 
O rumo está traçado, o primeiro jogo e mais difícil está ganho, agora é continuar o caminho. 
 
* Definição de Oxford Language Dictionary. O autor no livro define este momento como o que despoleta o fenómeno viral das epidemiologias sociais

Editorial da edição n.º 3791 do Jornal Sporting