Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Pausa

Por Pedro Almeida Cabral
12 Nov, 2020

A longa caminhada do campeonato ainda agora começou. Falta muito futebol. Mas há algo que podemos dar como assente: este é o Sporting CP que Sócios e adeptos querem ver jogar

Aproveitando a pausa para os jogos das selecções, é altura de fazer um balanço do percurso da nossa equipa no campeonato. Sete jogos disputados e o Sporting CP lidera a classificação com seis vitórias e um empate contra o FC Porto. É a equipa que mais vezes marcou, com 19 golos, tendo sempre concretizado, pelo menos, dois golos. Aliás, nos últimos três jogos, marcou, ao todo, 11. Também somos a equipa que menos golos sofreu, com apenas quatro tentos concedidos. Somente por uma vez o Sporting CP sofreu dois golos, contra o FC Porto. Em quatro das seis vitórias, a nossa baliza manteve-se inviolada, sem que Adán tivesse de ir buscar a bola ao fundo das redes. Números que demonstram consistência defensiva, oportunidades de golo e um colectivo empenhado. E que acabam por ter reflexo nalgumas prestações individuais: Pote é o melhor marcador da primeira liga, com sete disparos certeiros, sendo até dos jogadores europeus que mais rapidamente está a marcar golo, como indica o sempre interessante GoalPoint.

Uma prestação que não surge por acaso. Houve uma profunda renovação que se tem revelado acertada. No último jogo, contra o Vitória SC, alinharam como titulares pelo Sporting CP nada mais nada menos do que oito jogadores que no ano passado não faziam parte da equipa. Já falámos de Pote. Mas também temos de falar de Adán, Feddal, Porro, Nuno Santos, Palhinha e João Mário. Tal como de valores que começam a ser seguros: Nuno Mendes, Tiago Tomás, Matheus Nunes e Daniel Bragança. Isto numa equipa que deixou de contar com Mathieu, Vietto, Acuña e Wendel. Afinal, não houve uma renovação, houve sim uma autêntica revolução. O Sporting CP mudou muito desde a época passada. Mas mudou muitíssimo bem. Sobretudo porque contratou quem precisava para onde precisava, desde a baliza até à frente. Tendo feito negócios que demonstram acompanhamento atento da realidade do futebol nacional. O caso de Nuno Santos é exemplar. O extremo, que mostrava muita qualidade no Rio Ave FC, não sendo titular indiscutível, leva três golos e três assistências.

Palavra final para Rúben Amorim, que aplica as suas convicções tácticas de forma convicta e é um exímio comunicador, para dentro e para fora. A forma como preparou a pré-época e como tem gerido os recursos da Academia confirma o seu valor. Um balanço nesta altura é apenas isso, um balanço. A longa caminhada do campeonato ainda agora começou. Falta muito futebol. Mas há algo que podemos dar como assente: este é o Sporting CP que Sócios e adeptos querem ver jogar.