Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

99 anos com “Razão de Ser”

Por Juvenal Carvalho
31 Mar, 2021

Ler é saber mais. Ler Sporting é ler sobre um Clube ganhador como ninguém. Falo de factos. Já foram noticiados tantos êxitos, com tantos grafismos e escritos por tanto Leão nestes 99 anos, que muitos mais aí virão

Dizer, em dia de aniversário, que é um motivo de orgulho escrever umas linhas no Jornal do nosso Clube, do clube que amo incondicionalmente desde criança, é pouco para expressar o que me vai na alma.

É mesmo algo tão intenso e arrebatador que, para mim, embora tenha iniciado esta colaboração com o nosso Jornal, a convite de Melo Bandeira, um Leão imenso, decorria ainda o fim da década de 80, início da década de 90 do século passado, quando comecei a escrever sobre futsal – ou futebol de cinco, como era na altura designado –, que não deixa de ser com uma alegria de quase menino babado que a cada semana arranjo motivos para escrever e, mais do que isso, exacerbar o meu Sportinguismo, aquele que os que me são próximos desde criança sabem o quão genuíno ele é.

E foi mesmo desde criança, em casa do Sr. Brito, um Leão da velha guarda, que religiosamente, e todas as semanas, lia de fio a pavio o Jornal Sporting. Como que a minha “bíblia”. Onde comecei a perceber a verdadeira dimensão do Sporting Clube de Portugal. Muitas e boas prosas, de um Sportinguismo contagiante li neste nosso Jornal, que 16 anos após os nossos fundadores nos quererem grandes, tão grandes como os maiores da Europa, surgiu o primeiro Boletim do Sporting. A confirmação de um pioneirismo que faz de nós o Jornal mais antigo de clubes do Mundo.

O Jornal Sporting completa assim 99 anos de vida. Estamos apenas a um ano de nos tornar centenários. Desde o início, quando com José Serrano como primeiro director, e com o título “Razão de Ser”, saiu o primeiro número, que com o esforço, a dedicação e a devoção de tantos, lemos páginas com glórias atrás de glórias do nosso Sporting CP. São incontáveis os troféus nacionais e internacionais ganhos pelo nosso Clube, que foram escritos e descritos com a pena de ilustres Sportinguistas.

O Jornal do nosso Clube é de todos os tempos. E por falar em tempos, os novos tempos são inovadores. São das novas tecnologias. Onde ao papel se juntou o digital. Onde quando antes estávamos ávidos para saber algo do nosso Clube, e tudo parecia que demorava uma eternidade, hoje tudo está à distância de um simples clique. O Sporting CP modernizou‑se e acompanhou a sociedade. Está preparado e estruturado para os tempos vindouros. Das grandes cidades aos locais mais recônditos, onde houver um Leão, haverá Jornal do clube nas mãos de cada um. Por on‑line chega mesmo aos quatro cantos do Mundo, para a inúmera diáspora leonina.

Ler é saber mais. Ler Sporting é ler sobre um Clube ganhador como ninguém. Falo de factos. Já foram noticiados tantos êxitos, com tantos grafismos e escritos por tanto Leão nestes 99 anos, que muitos mais aí virão.

Vamos a caminho do centenário com a mesma garra. A garra do Leão rampante em forma de caracteres. Pintados a verde!