Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Páginas de Sportinguismo

Por Pedro Almeida Cabral
31 Mar, 2021

Quase um século depois do primeiro Boletim, o Jornal Sporting continua a fazer tanta falta como em 1922. Essa é a melhor prova que estas páginas de Sportinguismo fazem parte da vivência do Clube

Faz hoje o Jornal Sporting, que tem a gentileza de me acolher nestas páginas, 99 anos. Um Clube centenário, como é o Sporting Clube de Portugal, à beira dos 115 anos, não é apenas uma associação desportiva com equipas e atletas em várias modalidades. A longevidade de um Clube como o nosso vem de algo bem mais profundo: a força dos seus Sócios e adeptos e a vontade que têm que o Clube singre. Não deve haver Clube como o nosso que agregue tantas sensibilidades, tantas organizações e que suscite variadas iniciativas de Sócios e adeptos. Um Clube assim tão envolvente só podia ter o jornal mais antigo de clube desportivo do Mundo. Não é de mais ninguém. Não é de nenhum outro clube, nacional ou estrangeiro. É nosso. E dele devemos cuidar, lendo e contribuindo para que seja lido.

Foi a 31 de Março de 1922 que saiu o primeiro número, ainda com o nome Boletim. O que mais impressiona nessas linhas de apresentação é a sua actualidade. Sublinhava-se que os Sócios do Sporting CP não podiam ficar apenas por um ou outro desafio de ‘foot-ball’. Já então o Clube se assumia como ecléctico e incentivava os Sócios a acompanharem todas as modalidades do Clube. É por isso que a edição de hoje é a melhor homenagem a essas linhas fundadoras, dando conta não só da actualidade do Clube, como de vitórias do Sporting CP em desportos que não apenas o futebol.

Podemos ler nesta edição o relato emocionante sobre a vitória na Taça da Liga em futsal, frente ao SL Benfica, por uns esclarecedores 6-2. Um jogo implacável da equipa Leonina com o pivô Zicky Té, de apenas 19 anos, a assinar uma exibição monstruosa, com dois golos de pura arte na quadra. Ou sobre a conquista dos campeonatos nacionais de atletismo em pista coberta, tanto em masculinos, como em femininos, com prestações sensacionais de atletas como Auriol Dongmo, com um lançamento de peso de relevo, de 19,20 metros. Mas também podemos saber mais sobre o título de campeão nacional de râguebi feminino, ao bater o SL Benfica por 11-8, após desempate por pontapés aos postes. Foi para contar tudo isto, em detalhe, que nasceu o nosso Jornal. Quase um século depois do primeiro Boletim, o Jornal Sporting continua a fazer tanta falta como em 1922. Essa é a melhor prova que estas páginas de Sportinguismo fazem parte da vivência do Clube. E assim continuará a ser por muitos e bons anos.