Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Como irmãos

Por André Bernardo
04 Jun, 2021

Esta vitória é acima de tudo uma conquista de um grupo que, tal como todos hoje em dia no universo do Sporting, foi recebido como família, que se trata mutuamente como família, e que sente que o Sporting CP é a sua família

A equipa de basquetebol do Sporting Clube de Portugal voltou, viu e venceu. Em concreto, no espaço de dois anos, duas taças de Portugal, e um título de Campeão nacional. São conquistas muito especiais, com nota de destaque para a última, por vários motivos.

Especial porque é conquistada numa recta final de um ano que já colocou no Museu Sporting e na História do Clube dois títulos Europeus – futsal e hóquei em patins (bicampeão) – e a conquista do título de Campeão Nacional de futebol, 19 anos depois, e da Taça da Liga.

Muito especial porque a última tinha ocorrido há 39 anos, em 1982.

Especialíssima porque o Sporting CP há três anos não tinha basquetebol. Deixou de ter pela primeira vez precisamente em 1982, após ser bicampeão. A modalidade foi retomada, nos escalões “inferiores”, em 1984, mas seria de novo extinta em 1995. E, portanto, este título timbra este regresso em plena Glória.

E finalmente hiperespecialíssima porque ela é consequência de uma causa que vou resumir na frase: “Somos como irmãos”.

A frase não é minha, foi dita ontem. em bom inglês, pelo jogador norte-americano Micah Downs em entrevista após o jogo: “We are like brothers”.

Escrevi-o no meu anterior artigo e repito: “Nada vem do Nada”.

Esta vitória é acima de tudo uma conquista de um grupo que, tal como todos hoje em dia no universo do Sporting, foi recebido como família, que se trata mutuamente como família, e que sente que o Sporting CP é a sua família.

E Micah chegou há apenas quatro meses.

O acumular de conquistas que se estão a alcançar este ano têm este mesmo registo, descrito pelos próprios intervenientes.

Porque todos os dias têm de ser dias de Sporting.

Porque este é o ADN Sporting, na vitória ou na derrota. Porque isto é uma família. Porque Isto é o Sporting CP!

 

Editorial da edição n.º 3822 do Jornal Sporting