Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Troféu 5 Violinos... e Supertaça!!

Por Tito Arantes Fontes
29 Jul, 2021

Temos um SPORTING que está vivo, vibrante, a marcar decisivamente a necessária e imperiosa mudança no Desporto português!

Começa… começamos a ter “cheirinho” no ar… a pré-época está a finalizar, os jogos a doer a chegar… e eu confesso-vos que o que gosto mesmo (até à medula!) é de jogos a sério, de competição, de provas oficiais!

Há uma excepção para o que digo… sim, é o “nosso” Troféu Cinco Violinos! Uma lindíssima forma de homenagear esses Leões imemoriais… Vasques, Travassos, Peyroteo, Jesus Correia e Albano (um abraço especial para o Carlos Sevilha e todo o Núcleo SCP do Seixal, que fizeram e fazem todos os dias um trabalho extraordinário com esse Núcleo e com o lindíssimo e comovente Espaço Memória Albano Narciso Pereira… mesmo no centro dessa autêntica “cidade verde” que não se deixa contagiar… o Seixal!) … e com e a eles juntar e recordar os demais heróis desse tempo… o Canário, o Octávio Barrosa, o Veríssimo, o Manuel Marques, o Álvaro Cardoso… e, claro, o grande Azevedo na baliza!

Esse Troféu marca o fim da pré-epoca… e o início do futebol “a sério”! É sempre uma festa bonita, que o SPORTING organiza desde 2012 e que só deixou fugir por duas vezes (em 2018 com o Empoli e no ano seguinte com o Valencia), tendo – com a vitoria deste ano – arrecadado já sete vitórias! É também um Troféu do gosto da massa associativa Leonina, que muito o acarinha, servindo habitualmente para a apresentação da equipa aos Sócios para a nova época.

Este ano assim foi. E que vimos? Pois bem, gostámos do que vimos… gostámos mesmo muito! Tivemos um adversário de indiscutível qualidade europeia, o Olympique de Lyon, com pergaminhos em várias provas da UEFA e que – nesta época de Champions – foi claramente dominado e que poderia até ter sido goleado, bem goleado mesmo, em Alvalade! Ficámos – como se costuma dizer – com “água na boca”… à espera do que aí vem, com a certeza que nesta época de 2021/2022 voltamos a ter uma equipa com muito valor, que sabe o que faz, unida, de indiscutível qualidade, individual e colectiva… na qual depositamos muito esperança… muita mesmo! Vamos dar luta, vamos competir taco-a-taco… e – se não nos “roubarem” – sim, estaremos na primeira linha para sermos bicampeões! E para ganhar todas as demais provas nacionais que nos surjam pelo caminho! E até fazer um “brilharete” nessa tal de Champions!

Falando de provas nacionais… pois, a Supertaça é já no sábado, no último dia deste mês de Julho! E é mesmo para ganhar! Para entrarmos com o “pé direito” na oficial época de 2021 / 2022! Acompanharemos (todos nós, Leões!) – ainda pela televisão – essa partida… confiantes em mais uma vitória e em mais um troféu para o Museu SPORTING! E – é bom lembrar – oxalá agora nos deixem mesmo jogar com 11 jogadores… no jogo todo… é que agora vai começar “a sério”… por isso, temos de voltar a falar com a única linguagem que “eles” entendem… 'tás a ouvir ó Conselho de Arbitragem ou lá como te chamas? Ou vais continuar como nos jogos das últimas dezenas de épocas… na inenarrável protecção, por exemplo, ao “trolha” da minha cidade de Braga (… e esta não merecia, não merecia mesmo ser assim representada… tanta gente boa… e logo aparece um “salvador” destes… azar, raio de azar mesmo!) e dos seus tristes lacaios?

Depois, depois… no dia 6 de Agosto começa o campeonato com o novo primodivisionário Vizela em Alvalade! Oxalá já com publico! E com toda uma nova e excelente “decoração”… no interior do Estádio… relvado novo… e finalmente com as cadeiras todas verdes! Uau!!! E também com a “Cidade SPORTING” já visível, já inaugurada, já a funcionar… a ligar o Estádio ao nosso Pavilhão João Rocha! E a nova Loja Verde… a LionStore… ali, mesmo, juntinho ao Estádio José Alvalade… ao lado do Multidesportivo!

Temos um SPORTING que está vivo, vibrante, a marcar decisivamente a necessária e imperiosa mudança no Desporto português! … e não, não temos os problemas que vemos noutras paragens… a tristeza e a vergonha que enxameiam e emporcam o já de si lamacento nome de algumas tristes agremiações por esse Portugal fora… e sabemos, todos sabemos, quem elas são… e a protecção que têm… de todos os lados, numa infindável e interminável pouca vergonha! Sejam sérios! Vamos a isto! Por um Desporto limpo! Por um Futebol sem mácula!

VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!