Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Grande Noite Europeia

Por Pedro Almeida Cabral
05 Nov, 2021

Tem de construir memórias todos os anos. Foi o que sucedeu no jogo contra o Beşiktaş JK

Recordo-me de muitos jogos europeus do Sporting CP. Talvez os que retenha mais na memória sejam os que jogámos nos nossos percursos na Taça UEFA em 1991 e em 2005. Há precisamente 30 anos chegámos à meia-final e só aí caímos, perante o FC Inter de Milão, que viria a conquistar o troféu. Nessa caminhada, lembro-me bem do jogo contra o Bologna FC. No velhinho Estádio, ganhámos por 2-0 com golos de Cadete e Gomes. Já em 2005, tenho bem presente a nossa vitória no actual estádio contra o Newcastle FC por 4-1. Quando precisávamos de marcar dois golos, fizemos quatro. Foram duas grandes noites europeias do Sporting CP, com ambiente infernal em nossa casa e futebol empolgante. Mas o Sporting CP não pode viver só de lembranças. Tem de construir memórias todos os anos. Foi o que sucedeu no jogo contra o Beşiktaş JK com uma vitória esclarecedora por 4-0.

Uma grande noite europeia que muito deve à dinâmica cada vez mais aperfeiçoada do trio atacante Pote, Paulinho e Sarabia. São deles as movimentações que confundiram a atordoada linha defensiva turca e são deles todos os golos do encontro. Pote bisou. Paulinho marcou um de fazer levantar o estádio. E Sarabia outro, muito oportunamente. Se o entrosamento deste trio continua a crescer, teremos muitos mais golos para apreciar.

Não descurando este tridente em crescimento, o que mais impressiona é o nosso colectivo. E que gosto dá ver jogar a nossa equipa! Não há um lance dado por perdido. Não há um desarrumo táctico. Não há vedetismo desequilibrador de ninguém do onze em campo, um mal de que padecemos tantos anos. Rúben Amorim conseguiu montar um conjunto coeso e solidário que o lema “onde vai um, vão todos” descreve na perfeição. A exibição superior perante o campeão turco acabou por sair com naturalidade. Combinámos na perfeição mudanças de intensidade, cobertura defensiva e desaceleração na parte final, gerindo o resultado. O que só está mesmo ao alcance de uma equipa de alto nível. Garantimos lugar no play off de acesso à Liga Europa ou, de outra forma, presença nos 1/16 dessa competição. E repetimos um resultado que o Sporting CP não alcançava na maior competição europeia de clubes há 51 anos.

O melhor de tudo é que não só podemos como devemos sonhar. Uma vitória pode garantir a passagem da fase de grupos da Liga dos Campeões. O que só conseguimos por uma única vez. Tudo dependerá do jogo com o Borussia Dortmund em casa, lá para o final do mês. Uma grande noite europeia em perspectiva que nenhum Sportinguista pode perder.