Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

O sucesso é feito de trabalho

Por Juvenal Carvalho
05 Nov, 2021

E a palavra crença, a que podemos juntar vontade, garra, abnegação, querer, raça, e claro também pinceladas de classe, é tudo o que simboliza na actualidade a nossa equipa de futebol.

Penso − sempre pensei − o Sporting Clube de Portugal como um todo. É até, digamos, como que uma "religião", o que para mim, sendo agnóstico, logo de poucas crenças, quando chega ao Sporting CP, tudo se altera como que num golpe de magia. Aí, entra em mim o modo completamente irracional.

E a palavra crença, a que podemos juntar vontade, garra, abnegação, querer, raça, e claro também pinceladas de classe, é tudo o que simboliza na actualidade a nossa equipa de futebol.

Ver a equipa orientada por Rúben Amorim – que me "obriga" também peregrinamente a ver as suas antevisões aos jogos, bem como o pós-jogo, tal a sua tamanha clarividência e postura − é algo que me/nos encanta, sobretudo pelo que representa enquanto grupo de trabalho. Verdadeiros irmãos com um uno e indivisível sentido. O de ganhar, ganhar ou ganhar.

As teorias falam em adversários mais apetrechados financeiramente – irrefutável − e desportivamente, o que parecendo verdade também, é contrariado por tudo aquilo que referi atrás.

O Campeonato Nacional ganho em 2020/2021 não foi por acaso. Foi tão só a demonstração que o trabalho, a seriedade e o espírito de comunhão continuam a fazer escola.

De Adán a Paulinho, passando por Coates, Palhinha, Sarabia e restantes, porque o individual é irrelevante perante o enorme colectivo, que passa por toda a estrutura, desde o Conselho Directivo aos técnicos de equipamentos, onde não existem diferenças no querer ganhar.

E essa vontade, esse espírito indómito não acabou na época passada. Existiam também as teorias que o não haver público teria sido fantástico e ajudou muito ao êxito. Eu discordo, porque se por um lado no crescimento dos mais jovens, logo menor pressão, isso pode ser fundamentado, é sempre primordial a presença massiva dos Sportinguistas para catapultar a equipa para os êxitos que queremos que passem a ser recorrentes.

Estamos ainda em Novembro, e como se diz naquele velho ditado, a procissão ainda está a sair do adro, a verdade é que estamos ainda, e com manifesta vontade de continuar a fazer história e de voltar a ganhar títulos em todas as competições onde estamos inseridos.

Dá mesmo gosto ver como esta equipa se entrega ao jogo. Mesmo quando as coisas não estão a correr bem, nota-se que o #ondevaiumvãotodos foi um lema que veio para ficar. Deliberadamente sinto, e sinto igualmente ser comum a todo e qualquer um que sente o Leão no coração, que o caminho é por aqui. No Sporting CP e na sua equipa de futebol − e não só − o sucesso faz-se de muito trabalho... e competência!