Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Anatomia de uma Vitória

Por Pedro Almeida Cabral
18 Nov, 2021

Não sei o que fará mais esta equipa de andebol. Mas sei que sábado passado foram tudo o que o Sporting CP pode ser.

Sábado passado foi mais um glorioso dia de Sporting. Daqueles que nos fazem encher de orgulho por pertencermos a um Clube que entra em campo, quadra, pavilhão, pista, piscina ou até no mar para ganhar. O dia ia passando e íamos vencendo. Tanto no futsal, como no futebol feminino. E ainda no voleibol e no basquetebol. Mas, nesse dia, nenhum triunfo foi mais saboroso que a vitória em andebol perante o SL Benfica. Num jogo disputado, vencemos o dérbi por 27-30, diferença que atesta a superioridade do Sporting Clube de Portugal. Não foi somente a nona vitória seguida da nossa equipa no campeonato. Foi, antes de mais, um triunfo assente na essência do nosso Clube.

Começámos esta época com uma recomposição do plantel e uma aposta ainda maior na formação e em jogadores jovens. O Sporting CP não é apenas um clube desportivo. É, a par com poucos na Europa, um clube formador. Ao longo de décadas e várias gerações, promovemos uma cultura de formação pelo desporto, abrangendo todas as classes sociais e ajudando a implantar a maior parte das modalidades desportivas que foram ou ainda são praticadas no país. Na cultura do Sporting CP, a formação não é um detalhe. E também não é uma fonte de financiamento. É algo que faz parte do âmago do Clube e que se não existir nos descaracteriza. Por isso, o caminho traçado no andebol é, em primeiro lugar, um caminho que tudo diz ao Sporting CP.

O dérbi foi antecedido de uma recusa em disponibilizar bilhetes ao Sporting CP. Infelizmente, atitudes destas vão-se sucedendo nas modalidades. Alvo de menos atenção mediática, parece haver rédea solta para este anti desportivismo atávico e pouco próprio de um grande clube. Acabou por dar mais mérito à nossa vitória. E que vitória! Apesar da maior rodagem do plantel do SL Benfica, a juventude Leonina soube jogar e fazer jogar dominando, principalmente na segunda parte, com irreverência e engenho. Martim Costa, jovem reforço deste ano, destacou-se com seis golos no jogo. Bem valeram os dois últimos, na arrancada para o resultado final. Francisco Tavares, ponta formado no Sporting CP, marcou quatro golos e Manuel Gaspar, guarda-redes também formado no Clube, defendeu magistralmente e ainda marcou dois tentos de baliza a baliza. Enche de orgulho ver todos estes miúdos a darem tanto. Como naquele aéreo que deu golo entre os irmãos Martim Costa e Francisco Costa, outro dos jovens reforços deste ano, que cavou um pouco mais vantagem Sportinguista no segundo tempo. Em poucas palavras: aposta na formação, alegria a jogar e vontade de ganhar. Não sei o que fará mais esta equipa de andebol. Mas sei que sábado passado foram tudo o que o Sporting CP pode ser.