Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

“THE LAST WALTZ”… MANDELA… e até já!!!

Por Tito Arantes Fontes
19 maio, 2022

Acabou a época futebolística. Para o SPORTING acabou. E para a esmagadora maioria dos adeptos de futebol nacional ela terminou mesmo. A festa do Jamor, coitada, para toda essa mole imensa de gente é, assim, “adiada” para a próxima época!

Tempo, pois, de fazer balanço da época que findou. O SPORTING conquistou nesta época de 2021/2022 dois títulos, dois troféus: a Supertaça e a Taça da Liga. Acresce ainda que lutou galhardamente nas meias-finais da Taça de Portugal. E no Campeonato Nacional classificou-se destacadamente em segundo lugar, que como se sabe dá acesso directo e por mérito próprio à Champions League! Ou seja, do ponto de vista desportivo foi uma época que demonstra bem a qualidade do trabalho feito e a continuação e consolidação do bom evoluir do futebol do SPORTING. E do ponto de vista económico temos de considerar cumpridos os objectivos de qualificação do Clube para a prova milionária. Ainda assim, confessamos e como dissemos nesta mesma coluna há já umas largas semanas, teríamos gostado mesmo muito de conquistar e comemorar o bicampeonato! E − como decorre do facto de termos idêntico número de pontos neste campeonato e comparativamente no último − estivemos perto… muito perto… e, por isso, outros tanto se encarniçaram, tanto se preocuparam… tanto nos atacaram!

É tempo também para olhar para a próxima temporada. Entramos agora no habitual frenesim das entradas e saídas de jogadores, das respectivas transferências, dos empréstimos dos mesmos… do nosso lado sabemos quem já contratámos (St. Juste), com quem já renovámos (Porro), a quem já promovemos (Rodrigo Ribeiro), a quem já emprestámos (TT), com quem queremos contar na próxima época (Coates e a imensa maioria do actual plantel do SPORTING!). Sabemos que continuaremos a ter e a manter uma equipa profissional muito competitiva, comprometida e empenhada! Uma equipa na qual depositamos muita esperança! Acrescida esperança! Mantemos − e ainda bem! − Rúben Amorim e a sua equipa técnica como treinadores do Clube. Temos, pois, tudo para atacar bem, muito bem mesmo, a nova época… com as nossas esperanças intactas na reconquista do campeonato! Venha ele! Mais cedo que tarde… venha lá o novo Campeonato Nacional!

Última nota, para enfatizar tema central no desporto que, sem dúvida nenhuma, é a luta contra o racismo e a xenofobia! O SPORTING dá manifestamente cartas e todo o tipo de lições nessa matéria! Basta lembrar o único presidente de etnia africana de qualquer um dos três grandes clubes portugueses: Manuel Nazareth nos idos anos 70 – há 50 anos, ainda antes do 25 de Abril − no SPORTING! E − por todos − basta também lembrar Nelson Mandela! Sócio de Mérito do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!

Recordemos, a propósito, o que Nelson Mandela nos disse… e que tanta e tanta reflexão deve merecer:  “O desporto tem o poder de mudar o mundo… tem o poder de inspirar. Tem o poder de unir um povo como poucas outras coisas podem fazê-lo. Fala aos jovens numa linguagem que eles entendem. O desporto pode criar esperança onde antes só havia desespero. É mais poderoso do que os governos em romper as barreiras raciais.”

Estas palavras, estes sábios ensinamentos, estão gravados numa grande lápide que se encontra no átrio de entrada da sede do Comité Olímpico Português, na Ajuda, em Lisboa… e pena que de tantos que tanto falam sobre racismo nem uma só palavra sobre estes extraordinários ensinamentos tenha alguma vez surgido… elucidativo e demonstrador do vazio de ideias e de conhecimentos de tantos desses “oráculos de última hora”! Deviam ler, deviam reflectir, deviam actuar de acordo com Nelson Mandela! No caminho da paz, no verdadeiro caminho do desporto… do salutar desporto, da salutar competição!

VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!

P.s. A temporada acabou e este vosso escriba vai, finalmente e após quase quatro anos, aproveitar para também gozar umas semanas de férias. Esta coluna é, assim, suspensa já a partir da próxima semana. Voltarei… e, por isso, deixo aqui só um…  “até já, Leões!”.