Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Manter o foco e a qualidade

Por Miguel Braga
09 Set, 2022

Editorial da edição n.º 3888 do Jornal Sporting

O Sporting CP fez história na Alemanha, frente ao Eintracht Frankfurt, no jogo de estreia da edição da Liga dos Campeões 2022/2023. Relembremos que estamos perante o vencedor da última Liga Europa, pertencente ao Pote 1 do sorteio da mais importante competição de Clubes do Mundo.

A equipa e os jogadores fizeram História, porque este era o décimo quinto jogo do Sporting CP em território alemão e o histórico era fracamente desfavorável: 13 derrotas e apenas um empate, com dez golos marcados contra 34 sofridos.

Para ajudar à festa, o estádio estava cheio, 50.500 pessoas, com direito a coreografias e muito apoio germânico. A um canto, a armada lusa, uma pequena mancha verde no meio de um mar branco e preto − e do início ao fim, tal como a equipa, os nossos foram incansáveis.

Se na primeira parte, os erros da equipa foram compensados com um super Adán e um super Coates, na segunda parte a exibição foi a todos os níveis memorável: três golos sem resposta frente a uma equipa alemã não é coisa que se veja todos os dias no futebol europeu; Edwards, Trincão e Nuno Santos foram os goleadores de serviço, mas o que fica é a atitude e a forma com que a equipa encarou o jogo. Mérito para os jogadores, mérito por certo para Rúben Amorim e restante equipa técnica.

O nosso treinador tem repetido que futebol é o momento. Por isso, é necessário retirar destes momentos o melhor de cada um para enfrentar o próximo, o outro e o seguinte. O calendário em ano de Mundial do Qatar é, de facto, uma prova de resistência à qual não estávamos habituados.

E foi mesmo isso que Rúben disse no final do jogo: “É importante pelo momento, mas não muda nada. Ganhámos um jogo na Liga dos Campeões, mas somos o oitavo classificado na Liga. Não quero que os meus jogadores andem de um lado para o outro em termos de emoções. Agora vão dizer-lhes que são os maiores, mas têm de ganhar ao Portimonense SC, que tem mais cinco pontos que nós”. O mote está dado e, mais uma vez, o próximo jogo é o mais importante. No futebol actual não há tempo para respirar, apenas para trabalhar e pensar na conquista dos próximos três pontos.

Fazer história tem essa particularidade: daqui a uns anos, aquela noite de Frankfurt será tema de conversa em muitas casas portuguesas. No tempo presente, o jogo mais importante é mesmo contra o Portimonense SC, sábado às 18h00, no Estádio José Alvalade. A equipa merece o apoio dos nossos Sócios e adeptos.