Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Os Guardiões

Por Pedro Almeida Cabral
22 Set, 2022

Foi no passado fim-de-semana que se escreveu mais uma página de ouro na longa História do basquetebol Leonino. Conquistámos com garbo e inteiro merecimento a Supertaça, derrotando o SL Benfica por 89-84. Ao jogo já lá vamos. Deixo primeiro três curiosidades que enaltecem o feito. Foi a primeira vez que o Sporting CP conquistou duas vezes seguidas este troféu, juntando-se a SL Benfica e a FC Porto, que também já o tinham feito. A segunda curiosidade é que em 36 edições da Supertaça de basquetebol esta é apenas a oitava vez que a prova é ganha pelo vencedor da Taça de Portugal frente ao vencedor do campeonato. Por último, embora não menos importante, em duas presenças na Supertaça, duas vitórias, com plena eficácia. Tendo em conta que a equipa sénior masculina só regressou ao Clube em 2019, 24 anos depois da extinção em 1995, é caso para dizer que o Sporting CP teve um regresso de Leão.

O dérbi foi o que se espera de um Sporting CP vs. SL Benfica. A turma encarnada gozava do natural favoritismo que acompanha a equipa que se sagra campeã nacional. Porém, talvez o adversário não contasse com tamanha compostura defensiva da nossa parte. Nem com o superior aproveitamento Sportinguista em momento decisivo: imediatamente antes de fechar a primeira parte, alcançámos vantagem de 11 pontos. Na ponta final, foi LoVett Jr. que marcou sete dos últimos dez pontos em pouco menos de três minutos, impedindo veleidades benfiquistas, o que lhe valeu ser o MVP e o melhor marcador do encontro, com 22 pontos. Mas nem só do base norte-americano se fez esta vitória. Travante Williams, Diogo Ventura e Ivica Radić souberam dar a consistência necessária para segurar firmemente este triunfo.

Desde que voltámos a ter equipa sénior masculina de basquetebol, em 2019, já enriquecemos o palmarés do Clube com um campeonato, três Taças de Portugal, duas Supertaças e uma Taça Hugo dos Santos. O mérito é dos cincos que vestiram a verde e branca, dos dois treinadores, Luís Magalhães e Pedro Nuno, de toda a secção, da estrutura directiva e de todos os Sócios e adeptos que acompanham e dão força ao basquetebol do Sporting CP. Mas permitam-me também destacar os que sonharam e concretizaram o regresso da equipa tão amada pelos Sportinguistas há escassos três anos. Só verdadeiros guardiões da essência Sportinguista podiam compreender a importância deste retorno. O Clube será sempre amanhã aquilo que fizermos dele hoje. E ao fazer regressar o basquetebol sénior masculino, fizemos também regressar a alegria deste e de tantos outros títulos.