Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

7 em 10

Por Miguel Braga
22 Set, 2022

Editorial da edição n.º 3890 do Jornal Sporting

Com a vitória na Supertaça, o Sporting CP conquistou o sétimo título em dez possíveis desde que o basquetebol sénior masculino regressou ao Clube: uma Liga (2020/2021) três Taças de Portugal (2019/2020, 2020/2021 e 2021/2022) duas Supertaças (2021 e 2022) e uma Taça Hugo dos Santos (2021/2022). Uma história de sucesso escrita a verde e branco com o último capítulo dedicado a uma vitória frente ao eterno rival por cinco pontos de diferença (84-89) no Palácio dos Desportos Helena Sentieiro, em Torres Novas.

Foi um domínio praticamente absoluto com uma excelente demonstração da qualidade da equipa agora liderada por Pedro Nuno Monteiro. Depois de ter ganho a Supertaça como jogador em 1993 pela AD Ovarense, Pedro Nuno Monteiro junta agora a conquista também como treinador, naquele que é o seu segundo título nestas funções: venceu também a Taça de Portugal em 2017/2018 quando liderava o Illiabum Clube. Uma outra curiosidade é que Pedro Nuno Monteiro foi treinado pelo professor Luís Magalhães, o primeiro treinador da equipa desde o regresso a Alvalade.

De salientar também a integração dos novos reforços da equipa neste jogo: Marcus LoVett Jr. (22 pontos), Ivica Radić (18 pontos), Isaiah Armwood (11 pontos) e DJ Fenner (sete pontos) estiveram, de facto, muito bem. Destaque também para os veteranos Travante Williams e Diogo Ventura, com dez e 12 pontos, respectivamente. LoVett Jr. foi considerado o MVP da partida.

Depois da primeira conquista da temporada, a equipa promete agora entrar com a mesma dedicação em todos os jogos e lutar como Leões por todos os títulos nacionais. Na época passada, a equipa conseguiu fazer história na FIBA Europe Cup, chegando aos quartos-de-final da competição, feito que nunca tinha sido alcançado por uma equipa portuguesa. No final do mês, iremos disputar a qualificação para a fase de grupos, no Kosovo, com o primeiro jogo a ser contra o vencedor do KB Trepça (Kosovo) vs. BG Göttingen (Alemanha). Que continuem a escrever a verde e branco a história do regresso da equipa sénior masculina ao Sporting CP é o desejo de todos nós.

Nota final de destaque para o judo do Sporting CP e em especial para Pedro Soares. O treinador foi convidado pela União Europeia de Judo (EJU) a fazer parte da sua Comissão de Treinadores. Um reconhecimento por uma vida dedicada à modalidade e aos títulos que tem conquistado, tanto como atleta como treinador. Um verdadeiro campeão fazedor de campeões.