Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Segunda Volta

Por Pedro Almeida Cabral
03 Fev, 2023

Cumprida a primeira volta do campeonato, iniciámos a segunda com uma vitória retumbante perante o SC Braga. Foi um Sporting Clube de Portugal de faca na boca e golo no pé que levou a melhor sobre os bracarenses. Cinco tentos marcados sem resposta mostraram um Sporting CP transfigurado e com boas indicações para a segunda metade da prova. Quando muitos agoiravam, esquecendo que perdemos a Taça da Liga contra o FC Porto como sabemos, a turma de Amorim soube dar uma resposta à altura do Clube.

Rúben Amorim não facilitou como, aliás, nunca facilita. Uma das características mais vincadas do nosso treinador é não ter receio de fazer o que pensa que tem de fazer. Talvez se estranhasse a titularidade de Esgaio e de Chermiti. Mas um e outro cumpriram com distinção a missão que lhes foi dada. O defesa direito conseguiu até fazer esquecer Pedro Porro, vendido por uma soma estratosférica nos últimos dias de mercado. Esgaio fez não só a melhor exibição da época como uma das melhores com a camisola do Sporting CP. Percorreu o corredor direito com segurança, defendendo atrás e assistindo à frente. Já Chermiti soube responder ao desafio da titularidade com uma boa exibição. Sem exuberâncias, foi prático e denotou visão no jogo da grande área, ao oferecer o golo a Morita no 2-0 e com movimentações sem bola que arrastam defesas. Só por estas duas apostas ganhas Amorim já tinha vencido.

Mas houve mais. Morita fez uma exibição memorável. Marcou dois golos e esteve até perto do hat-trick. Calcorreou o meio-campo de forma aguerrida e sentiu os espaços para golo de forma surpreendente. Tivemos ainda o melhor Pote da época, com influência decisiva em três dos golos. Saint Juste revelou porque foi contratado: um central rápido, mortífero nos duelos e com baterias para os 90 minutos. Oxalá as malfadadas lesões não o tornem a atormentar.

Não foi, contudo, um jogo perfeito. Há movimentos a aperfeiçoar e rotinas a construir. Ainda assim, para as 16 finais que faltam são sinais prometedores. Apesar de tudo, a segunda volta inclui recepções ao FC Porto e ao SL Benfica, bem como deslocação em Lisboa, como a visita ao Casa Pia AC. Não estamos no lugar que deveríamos estar. Mas lá chegaremos. Com esta atitude e acerto, só poderá ser assim.