Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Jogar para ganhar

Por Miguel Braga
09 Fev, 2023

Editorial da edição n.º 3910 do Jornal Sporting

Na noite fria de Vila do Conde, a equipa de Rúben Amorim conseguiu o principal objectivo: a vitória e a conquista dos três pontos. Não terá sido a melhor exibição da equipa, nem tão pouco o jogo com mais oportunidades de golo, mas é nestas alturas que me lembro sempre da velha máxima do antigo treinador do Sporting CP e ex-seleccionador nacional, Paulo Bento, em 2005: “Queremos ser uma equipa que vá melhorando, mas que ganhe. Não nos interessa jogar como nunca e perder como sempre”. A crua realidade do futebol às vezes é esta: em certos jogos, o importante são mesmo os três pontos. E convém lembrar também a análise de Rui Malheiro no Record: “Não se deve, contudo, subtrair mérito ao Rio Ave FC, belicoso na pressão e bem organizado em momento defensivo”. Esta partida teve ainda a particularidade de ser a quarta vitória consecutiva do Clube sobre o Rio Ave FC sem sofrer golos – o que acontece pela primeira vez nos mais de 60 jogos disputados entre ambas as equipas. 

O jogo que parecia estar bloqueado acordou na passagem para o minuto 84: Gonçalo Inácio levantou a cabeça e fez um daqueles passes a lembrar a geometria de Franz Beckenbauer; Youssef Chermiti recebeu e colocou a bola no fundo da baliza do Rio Ave FC. Foi uma explosão de alegria no campo e outra nas bancadas, com o jovem jogador a correr na direcção dos adeptos Leoninos e a ser engolido por estes. “Já esperava por este momento há muito tempo”, confessou o avançado na flash interview. “Estive lesionado e agora voltar a marcar… sei que é uma grande responsabilidade representar o Sporting CP, represento os meus colegas da formação”, concluiu.

Em dois jogos da segunda volta, o Sporting CP já recuperou dois pontos relativamente à nossa primeira volta. É o caminho a seguir e a vontade que o treinador já expressou publicamente. As contas só se fazem no final do campeonato, por isso, o importante será amealhar o maior número de pontos possíveis, jogo a jogo, sem pressão adicional. “Mais do que tudo era importante ganhar, ser consistente nas vitórias. É importante para o crescimento da equipa. Já não penso na classificação”, afirmou Rúben Amorim no final do jogo com o Rio Ave FC. 

No próximo fim-de-semana, o Sporting CP joga frente ao FC Porto. Além dos três pontos, o desejo é que o espectáculo seja verde e branco, no relvado e nas bancadas. Para isso, precisamos do nosso público, do apoio de todos a uma só voz. Domingo, às 18h00, será dado o pontapé de saída.

PS − O Sporting CP lançou esta semana uma Edição Limitada em homenagem a Cristiano Ronaldo, no ano em que se comemoram 21 anos da sua estreia oficial na equipa principal do Sporting Clube de Portugal. A Box Cristiano Ronaldo inclui a réplica da camisola desse jogo de estreia e, também, um livro inédito que relata os seus 7 anos de formação no Sporting CP, para se tornar em CR7. A não perder.