Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Chaves para a vitória

Por Miguel Braga
23 Fev, 2023

Editorial da edição n.º 3912 do Jornal Sporting

O Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira foi o palco do encontro entre o GD Chaves local e o Sporting Clube de Portugal. O resultado final foi de 2-3, mas a crueza dos números não expressa a clareza da vitória Leonina.

Liderados em campo por Pedro Gonçalves – recorde-se que depois de dar os primeiros passos no mundo do futebol no Vidago FC, Pote fez dois anos no GD Chaves nas remotas épocas de 2008/2009 e 2009/2010 −, os pupilos de Rúben Amorim entraram bem no jogo e tiveram a arte e engenho para levar de vencida a equipa transmontana. Tal como o treinador afirmou no final da primeira volta da Liga Portugal, a equipa precisa de fazer melhor do que nas primeiras 17 jornadas. E a verdade é que, comparativamente a essa primeira volta, já foram recuperados cinco pontos no início da segunda.

Se Pote foi líder em campo – e com mais dois golos atingiu 12 no campeonato e 14 no total da época, estando apenas a um golo do registo da época anterior −, Adán voltou às defesas importantes, Gonçalo Inácio provou (uma vez mais) que é um dos mais talentosos jogadores portugueses da sua geração na posição de defesa-central, Diomande disse ‘presente’ na sua primeira titularidade de verde e branco e Ugarte foi o pêndulo perfeito, com desarmes para todos os gostos e um acerto no passe acima dos 90%; Bellerín mostrou que é reforço e Paulinho fez uma exibição que só não foi capa de jornal por pouco – o nosso avançado viu dois golos seus (bem) anulados por meros centímetros de deslocação.

Ou seja, a equipa demonstrou estar preparada para o difícil encontro na Dinamarca, frente ao FC Midtjylland, que se realiza hoje ao final da tarde. Recordemos que no encontro da primeira mão em Alvalade, a equipa de Rúben Amorim empatou a uma bola, interessando por isso e apenas a vitória em solo dinamarquês. “Tudo o que se passa dentro de campo é responsabilidade minha, o ambiente que o Clube tem é responsabilidade dos adeptos. Sei que é muito difícil e os adeptos têm a sua razão de estar chateados. Há fases difíceis e outras melhores, mas há um caminho a percorrer, todos juntos”, afirmou o treinador no final da partida. Acreditemos que a equipa vai conseguir passar à próxima eliminatória da Liga Europa. Quem está dentro de campo deve sentir o nosso apoio.

No atletismo, e depois de as equipas feminina e masculina terem vencido os respectivos Campeonatos Nacionais de clubes em pista coberta, o Sporting CP voltou a demonstrar porque é a maior potência nacional na modalidade. Entre mulheres e homens, os atletas Leoninos conquistaram 16 medalhas de ouro, vários outros lugares no pódio, alguns recordes pessoais e marcas de qualificação para os Europeus em pista coberta. A chave para este sucesso é a conjugação de talento e trabalho por parte de atletas, técnicos, staff e toda uma estrutura de apoio.

Por último, destaque para a emissão do centésimo ADN de Leão, que teve como protagonista Paulinho, o roupeiro que é mais conhecido do que o primeiro-ministro António Costa. Uma figura ímpar e querida de todos os portugueses, que é indissociável do espírito verde e branco. A todos os que contribuíram para tornar o ADN de Leão como o podcast de desporto de referência em Portugal, o meu mais sincero obrigado: os nossos hosts, Joana Cruz, Ana Galvão e o sempre presente Guilherme Geirinhas; e a nossa equipa: André, Filipe, Inês, Bernardo, Júlio, Ivo, Ana, Tatiana, Sérgio, Andreia, Miguel, Rui e Mariana, todos os demais que nos ajudaram e, claro, todos os que, do lado de lá, seguem o podcast.