Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Querer

Por Pedro Almeida Cabral
23 Fev, 2023

Nos últimos dias, alcançámos vitórias que são mais do que meros triunfos. Por circunstâncias várias, não defrontámos somente adversários. Havia algo para derrotar. Ou o peso da história ou o da competição. Em última análise, jogávamos contra nós próprios. E quando assim é, só com superação é que podemos sair do campo com a leveza que traz o dever cumprido.

Começámos sábado. A nossa equipa de juvenis de futebol foi vencer ao SL Benfica no Seixal. Dois golos marcados contra um concedido. Nunca verdadeiramente o SL Benfica esteve perto de ganhar. Marcaram Pedro Sanca e Manuel Mendonça. O tento concedido foi nos momentos finais, praticamente sob o último apito. Podia ser só um bom resultado dos juvenis. Mas foi outra coisa. Há cinco anos que neste escalão não ganhávamos aos benfiquistas na casa deles. A última vez havia sido em 2017, ainda com Luís Maximiano e Rafael Leão em campo. Registos como este existem para acabarem. Foi o que sucedeu.

No domingo, entrámos no rinque do Pavilhão João Rocha para defrontar o SL Benfica e procurar seguir em frente na Taça de Portugal. Ganhámos por 5-1, sem margem para dúvidas. Uma muralha chamada Girão fez as despesas do jogo. Golearam Nolito, João Almeida, João Souto e Toni Pérez. Um grande triunfo assente numa rigorosa solidez defensiva, enfrentando Nicolía e companhia olhos nos olhos, nunca deixando o SL Benfica ganhar fluidez no ataque, como assinalou o nosso treinador Alexandro Domínguez. Desde o regresso do hóquei em patins ao Sporting Clube de Portugal, ganhámos todas as competições, nacionais e europeias. Falta só mesmo a Taça de Portugal. A última vez que a erguemos foi em 1990. Entrámos no rinque contra 33 anos de história. E seguimos em frente.

Na segunda-feira, jogo fora do campeonato, contra o sempre difícil GD Chaves. A história das nossas deslocações à cidade flaviense está recheada de acasos e infelicidades. E após ter alcançado um empate no jogo anterior contra o FC Midtjylland no último momento da partida, as expectativas eram elevadas. O Sporting CP jogou contra alguma intranquilidade. Mas Pote, Nuno Santos e Ugarte souberam trazer os três pontos. É a jogar como jogámos a espaços neste jogo que vamos subindo de forma.

Nestes três jogos, houve muito querer do Sporting CP para chegar à vitória. E ela chegou com a naturalidade de quem sabe que a merece. É continuar.