Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Acreditar na superação

Por Juvenal Carvalho
09 Mar, 2023

Hoje, porque recebemos no nosso estádio o todo poderoso Arsenal FC, que lidera a Premier League, a mais forte competição de clubes do Mundo, e que tem todo um historial de grandeza que fala por si, é dia de vestir o melhor traje de gala para receber tão ilustre adversário, mas com uma convicção, e que será seguramente comum a cada um de vocês. Terá de ser um Leão de "fato macaco", em versão operária e a saber sofrer a cada lance que nos poderá dar a alegria de deixar em aberto para, de hoje a uma semana, em Londres, a porta da passagem aos quartos-de-final da Liga Europa.

Os comandados de Rúben Amorim sabem que a tarefa não é fácil, aliás se o fosse não o seria para o Sporting Clube de Portugal, e será com óbvio respeito, mas sem medo, que irão partir para este jogo, que terá a duração de '180 minutos'.

Em 1964, aquando da conquista da Taça das Taças, não porque ainda sequer estivesse no mundo dos vivos, mas porque já muitas estórias ouvi sobre esse fabuloso trajecto que nos deu a até agora única competição europeia no futebol, algumas − que privilégio o meu − contadas por quem lá esteve como protagonista, também nos calhou no percurso um "monstro" do futebol inglês e internacional, o Manchester United, já então cheio de estrelas do firmamento do futebol mundial, onde entre tantos outros pontificavam os ainda hoje lendários, Bobby Charlton e George Best.

Aqueles 5-0 de Alvalade, numa noite mágica que perdurará na nossa História, foi um momento único. Hoje, porque a esperança será sempre a última a morrer, porque não sonhar com algo mágico. Afinal, somos um clube que formou tantos e tão bons jogadores, que é factor suficiente para que sejamos vistos pelos adversários com respeito, e sem vaidade alguma, também com imenso receio.

E por falar em clube formador, não posso deixar de me referir à fantástica prestação até ao momento na Youth League, onde depois de vencermos um grupo com Marselha, Tottenham e Eintracht Frankfurt, goleámos nos oitavos-de-final da prova o Ajax (5-1), também ele um clube formador de excelência reconhecida. É, pois, ancorados neste desígnio de formar bem, que também na "Liga dos Campeões" jovem a esperança em chegar longe é factual. Já no próximo dia 14 de Março, para os quartos-de-final, o Estádio Aurélio Pereira será anfitrião do histórico Liverpool, e com ele queremos a repetição do colectivo forte até agora evidenciado pelos 'bebés' Leoninos, complementado com os momentos mágicos de Fatawu Issahaku ou de Mateus Fernandes, com golos de antologia que correram Mundo por essas redes sociais fora.

É, pois, um Leão de traje de gala europeu aquele que esperamos para o futuro imediato, não só no futebol, como nas outras modalidades.

É este o nosso desígnio. Estar nos grandes momentos e com adversários de alto nível. Quem como nós pensa em grande, terá que ter grandes obstáculos. Vamos acreditar na superação, até porque um Leão só se curva para beijar o símbolo.

PS 1 - Parabéns a Auriol Dongmo e a Patrícia Mamona pelas medalhas de ouro e de bronze conseguidas para Portugal no Campeonato da Europa de pista coberta. Parabéns também aos nossos atletas ucranianos Roman Kokoshko e Andriy Protsenko, pelas medalhas de prata e de bronze conseguidas para o seu país. O atletismo do Sporting voltou a fazer História.

PS 2 - Parabéns ao nosso atleta André Santos, pelo título de campeão mundial de Kickboxing em Wako Pro K1 66,8kg.

PS 3 - Somos um clube do Mundo. As conquistas falam por si!