Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Vitórias a verde e branco

Por Miguel Braga
09 Mar, 2023

Editorial da edição n.º 3914 do Jornal Sporting

Foi a melhor participação de sempre de atletas do Sporting Clube de Portugal nos Campeonatos da Europa de atletismo em pista coberta, com uma medalha de ouro, outra de prata e duas de bronze. Os heróis foram, respectivamente, Auriol Dongmo (lançamento do peso) Andriy Protsenko (salto em altura) e, no terceiro lugar do pódio, Patrícia Mamona (triplo salto) e Roman Kokoshko (lançamento do peso). Destaque ainda para o recorde de Portugal de João Coelho nos 400 metros e para o honroso quarto lugar alcançado por Jéssica Inchude (lançamento do peso) e Tiago Pereira (triplo salto). Na página 17 deste Jornal Sporting poderá ver todos os resultados de Leoas e Leões nestes Campeonatos da Europa.

A super campeã Dongmo venceu a competição com um lançamento de 19,76 metros, a melhor marca europeia do ano, mas a sua ambição era ainda mais alta: “Queria chegar aos 20 metros e era para isso que tinha trabalhado”. Mesmo assim, admitiu que não cabia em si de felicidade: “Competir enquanto detentora do título trouxe mais responsabilidade, mas tudo correu bem e por isso estou muito feliz”. Felizes ficaram também todos os Sportinguistas com mais esta demonstração de força e de talento dos nossos atletas e do atletismo Leonino.

Outro atleta que se destacou na passada semana foi André Santos, que revalidou o título de Campeão do Mundo WAKO Pro em K1 66,8 kg. O palco desta conquista do kickboxing foi o Pavilhão Desportivo de Vilarinho do Bairro, em Anadia: “O título ficou em casa e isso significa muito porque é para isto que trabalhamos todos os dias. Fico muito contente por ganhar mais um título para mim, para a minha família, para o meu clube e para o meu país”. Que se repitam as conquistas é o desejo de todos nós.

Antes do jogo que se realiza hoje na UEFA Europa League, frente ao Arsenal FC, a equipa de Rúben Amorim foi até ao Algarve jogar e vencer o Portimonense SC por 0-1, naquela que foi a centésima vitória do treinador à frente da equipa Leonina: “É mais uma vitória, as primeiras 100 já passaram, agora vamos a mais 100", ambicionou Amorim no final da partida. Com esta conquista, o treinador tornou-se no terceiro técnico na história do Sporting CP a atingir este feito. À frente do nosso actual treinador, estão apenas József Szabó (com um total de 206 triunfos, entre 1937 e 1945 e 1953/1954) e ainda Paulo Bento (117 jogos vitoriosos, de 2005 a 2009). Sim, que venham as próximas 100. Na próxima jornada, a equipa recebe em Alvalade o Boavista FC e o objectivo mantém-se: conquistar os três pontos e fazer melhor do que na primeira volta. Acreditamos na equipa!