Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Mais de um século de Histórias

Por Miguel Braga
31 Mar, 2023

O mais antigo jornal de Clube do Mundo está de parabéns! São 101 anos a relatar feitos de centenas e centenas de atletas e equipas ao serviço do Sporting Clube de Portugal, nas mais variadas modalidades. Num mundo cada vez mais tecnológico e ligado, este Jornal é a prova da resistência de um formato que se reinventa ao sabor dos tempos. Chegamos nos dias de hoje a qualquer lado do mundo, algo que seria impensável ou, pelo menos, muito pouco provável, há dez ou 20 anos, espalhando a boa nova Leonina.

Mais do que um mero relato das conquistas e vitórias, o Jornal é também o testemunho vivo do que foi e é ser Sporting, nunca esquecendo que “a memória é a consciência inserida no tempo”, como escreveu Fernando Pessoa. Ao reler edições passadas ficamos com a ideia da evolução desse estado e de uma forma de estar colectiva no desporto e na vida.

Com a chegada do fim de Março e o início de Abril, o Sporting CP tem vários desafios pela frente: a final da Taça de Portugal de rugby feminino, a final four da Taça de Portugal de futsal feminino ou a final eight também da mesma competição em futsal são apenas alguns exemplos dos compromissos que temos pela frente.

Sabendo também que a equipa de futebol vai entrar em campo depois de Rúben Amorim ter atingido a marcada das 101 vitórias à frente da equipa em 147 jogos – o que dá uma média alcançada de quase 70% de vitórias em todas as competições (68,7% para ser mais exacto). No espaço de apenas um mês, a equipa jogará mais seis jogos a contar para o Campeonato Nacional e dois na Liga Europa contra os italianos da Juventus FC. Um total de pelo menos 720 minutos onde a equipa sabe que tem de estar concentrada e na máxima força para atingir objectivos e vitórias para o nosso Clube.

Numa semana onde a nossa equipa de andebol conseguiu mais um feito na Europa, desejamos que Leoas e Leões voltem a rugir bem alto, elevando o estatuto do Clube, com a certeza de que este Jornal continuará a ser a memória viva e uma referência para todos os Sportinguistas. A todos os que já fizeram parte e a todos os que hoje contribuem para que o Jornal Sporting mantenha a sua qualidade e vivacidade, a minha mais sincera gratidão.