Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Voltaremos

Por Pedro Almeida Cabral
11 maio, 2023

Sabemos de onde vimos. Vimos dos primórdios do futsal em Portugal. Quando ainda se chamava futebol de salão, depois, futebol de cinco, e tinha algumas regras que hoje nos parecem estranhas. Mal se disputou um campeonato nacional, foi o Sporting Clube de Portugal a conquistá-lo, há 32 anos. Também fomos nós que ganhámos pela primeira vez um tricampeonato e somos os únicos que atingimos duas vezes essa marca. Não chegámos à modalidade ontem e não adquirimos um clube para estar na primeira divisão. Sempre que entrámos na quadra, foi para ganhar. Há mais de três décadas que é assim.

Sabemos onde estamos. Somos o clube com mais campeonatos nacionais: 17. Mais do dobro do SL Benfica, que nos persegue em segundo lugar com apenas oito títulos. A última vez que não estivemos na final do campeonato foi em 2009. Desde aí estivemos sempre na decisão, o que demonstra bem o nível a que chegámos. Na Europa, é o Sporting CP um dos clubes mais constantes na luta pela UEFA Futsal Champions League. Com duas brilhantes conquistas em 2019 e 2021, somos, juntamente com o FC Barcelona, o segundo clube com mais finais disputadas, atrás do Inter FS. Damos tudo na quadra e para nos vencer é preciso que estejamos mesmo muito desinspirados.

Não foi o que sucedeu domingo. A defrontar o AE Palma Futsal jogámos quase tudo o que sabíamos. Podíamos ter feito mais na primeira parte como sublinhou pertinentemente João Matos? Podíamos. Podíamos talvez ter resolvido o jogo na segunda parte ou no prolongamento, quando estávamos com claro ascendente sobre os espanhóis? Podíamos. Mas o que não podíamos era ter marcado um golo limpo por Sokolov e vê-lo anulado sem razão. Quem acompanha a modalidade, sabe bem que foi um lance normal. Num desporto de pavilhão, onde tudo se quer rápido e emocionante, se Sokolov fez falta, e se este tipo de jogadas são falta, o jogo seria interrompido inúmeras vezes. Um erro grave de arbitragem que nos custou a terceira UEFA Futsal Champions League.

Mas, acima de tudo, sabemos para onde vamos. Para chegar aqui, muitos atletas, seccionistas, dirigentes, Sócios e adeptos deram o melhor de si para ver o Sporting CP ganhar. Foram tardes e noites a fio na velhinha Nave do antigo Estádio, em pavilhões emprestados e, mais recentemente, no nosso João Rocha a empurrar o nosso Sporting CP para a vitória. Podia desfiar aqui uma lista bem composta de futsalistas que passaram pelo Sporting CP e que sabem bem do que falo. Mas não é preciso. Cada vez que um se despede do Clube, faz questão de deixar claro que jogaram no melhor clube de futsal do mundo. Por isso, por tudo isso, por nós, pelo Sporting CP, estou certo de que voltaremos a estar em mais finais europeias como a que injustamente perdemos. Voltaremos ao palco da UEFA Futsal Champions League. E, voltaremos, com toda a justiça, a ser campeões europeus.