Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Sinais (bem) positivos

Por Tito Arantes Fontes
27 Jul, 2023

Na última 3.ª feira à noite, mais um jogo de preparação da nossa equipa principal de futebol. Outra vez no Algarve, no estádio com o mesmo nome, desta feita em partida contra a Real Sociedad. Bem composto de público Leonino, num crescendo de apoio e esperança que apraz registar (em linha, aliás, com os recordes de adesão à Gamebox!).

Fizemos um bom jogo, a espaços até encheu o olho… marcámos três bons golos e não sofremos nenhum… e tudo isso é tanto mais de enaltecer quanto é certo que o nosso competidor basco classificou-se o ano passado no 4.º lugar da La Liga, logo atrás dos três gigantes espanhóis… ou seja classificou-se para a Champions, onde vai participar directamente na fase de grupos!

A Real Sociedad é, na verdade e de modo destacado, o adversário mais categorizado com que todas as equipas portuguesas já se defrontaram esta época. Não é, pois e definitivamente, uma equipa qualquer. Contrariamente a outras que têm feito o gáudio de outras cores… que, ontem, por exemplo, baquearam estrondosamente, um deles com uma equipa que vem da segunda divisão inglesa! É bom que tenhamos tudo isto claro para podermos fazer análises e ter ideias correctas para além do “folclore e foguetório” que vemos diariamente pulular noutras “geografias”.

Vimos finalmente um jogo completo de Gyökeres… e gostámos, gostámos mesmo muito. Temos homem! Temos − como bem disse Oceano, um dos nossos “eternos” − avançado! O homem não engana! E antes dos 20 minutos de jogo já “facturava” de modo oportuno e com classe. Deixou, antes e depois disso, vários apontamentos de visão de jogo, de empenho, de luta e de bom futebol. Contamos contigo, Gyökeres! E tu vais adorar esta camisola, esta massa associativa!

Assistimos ainda e já perto do fim do jogo à expulsão do jovem Leonardo Barroso (18 anos). O rapaz ficou notoriamente desolado. Nós também! A entrada é dura, a tolerância foi zero. Nada que nos surpreenda, com o SCP e os seus jogadores a tolerância é sempre zero! Vamos, pois, estar atentos a Malheiro (o VAR de ontem) e demais “homens do apito” para aferir da homogeneidade de critérios. Em lances deste tipo (entrada de sola na canela), bem como em todos os demais, incluindo − naturalmente − nos lances de penálti (ou de simulação). E no respectivo tratamento disciplinar. É de exigir um futebol digno e este só pode existir com uma arbitragem séria, competente e com avaliações e decisões que não mudem ao saber da cor das camisolas!

Uma palavra mais para a singela homenagem que, no início do jogo, foi feita com o “pontapé de saída” do jogo a ser feito por dois grandes Leões: Carlos Xavier e Oceano! A ideia foi excelente, pois ambos jogaram muitos anos com a nossa camisola e − na sua experiência internacional − foram a Espanha e envergaram precisamente as cores da Real Sociedad e onde deixaram − como só podia ser − óptimo “cartel”, como pessoas e como “profissionais da bola”!

No próximo domingo teremos mais um jogo do SPORTING, desta feita no Estádio José Alvalade, para mais uma edição do Troféu Cinco Violinos, uma prova muito acarinhada por todos os Sportinguistas, desta feita contra mais uma equipa de muito valor do campeonato espanhol, o Villarreal (5.º classificado da última La Liga). Será, em simultâneo, a apresentação da equipa do SCP desta época aos Sócios. Esperamos um Estádio muito bem composto e a regurgitar de ânimo e esperança para dar apoio para mais uma época, onde sim, vamos mesmo lutar pelo que gostamos e queremos: Títulos!

VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!